fbpx

Underwater Wireless Sensor Network – monotorização de mangueiras subaquáticas

Um grupo de investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), criou uma tecnologia para monitorizar mangueiras subaquáticas de transporte de fluidos.

Com o nome de Underwater Wireless Sensor Network (UnWSN), esta tecnologia consiste na implementação de um sistema sem fios que, ao ser integrado na mangueira, permite fazer a monitorização em tempo real, algo que não era possível até agora. 

 Atualmente, a monitorização destas mangueiras é realizada apenas algumas vezes por ano, por mergulhadores especializados, o que acarreta custos para as empresas deste setor.

Esta monitorização é realizada apenas nas zonas em que as águas são pouco profundas, sendo muito difícil detetar fugas dos fluidos transportados em tempo útil.

Estas mangueiras subaquáticas são utilizadas por refinarias para fazer o transporte de substâncias como crude ou água salgada entre barcos, outras refinarias ou plataformas em alto mar e, em caso de um derrame, pode causar um desastre ambiental.

O UnWSN poderá ser implementado em qualquer mangueira que tenha um comprimento máximo de 150 metros e tem autonomia para funcionar durante vários anos, sem necessidade de substituir as baterias.

Com a criação desta tecnologia, este grupo de investigadores pretende incorporar este sistema nas mangueiras utilizadas no transporte destas matérias, com o objetivo de monitorizar todas as mangueiras instaladas em tempo real, sendo possível monitorizar toda a rede de mangueiras, até em águas mais profundas.

Com os olhos postos no futuro, esta equipa submeteu já dois pedidos de patente para este projeto.