O que têm em comum Ana Patrícia Ferraz, Gonçalo Fortes e Miguel Neiva? Foram os perfis mais votados pelo público para o Prémio Nação Inovadora, promovido pela Audi e SIC Notícias.
Ana Patrícia Ferraz apresentou o protótipo de um sistema para a determinação de testes pré-transfusionais de sangue, que desempenha um papel essencial nas situações de emergência médica, Gonçalo Fortes fundou o software Prodsmart que permite aumentar a produtividade dos trabalhadores ao disponibilizar-lhes equipamentos móveis para cada passo das linhas de manufatura, e Miguel Neiva criou o Color Add, um sistema de leituras de cores pensado para daltónicos e com potencial para mudar a vida dos que sofrem desta condição.
Estes três perfis, considerados os mais inovadores, vão o grande prémio de 10 mil euros. Brevemente será anunciado o grande vencedor, cabendo a escolha ao júri, composto por dois representantes da SIC Notícias e da Audi e pelos cinco embaixadores: Barbara Coutinho, diretora do Mude; Joana Vasconcelos, artista plástica; Miguel Pina Martins, CEO da Cience4You; Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova e Rosália Vargas, CEO da Ciência Viva.
Durante dois meses foram reveladas as histórias de 25 talentos nacionais nomeados para o Prémio Nação Inovadora, todas contadas e divulgadas na SIC Notícias e no site, onde o público foi convidado a votar no seu preferido.
Fonte: Dinheiro Vivo