
Fundar uma startup é desafiante. Afinal de contas, os empreendedores precisam de ter capacidade financeira e conhecimento para criar um negócio, mas também de sobreviver à concorrência, a uma economia volátil e a um mercado em constante mutação e imprevisível.
Mas, apesar de difícil, criar um negócio a partir do zero não é impossível! Assim, para conseguir assegurar o crescimento da sua startup, entender o mercado em que se insere e alcançar mais clientes, saiba que há três estratégias essenciais a considerar.
- Crie uma estratégia de Marketing
São muitos os empreendedores que, na fase inicial de uma startup, desvalorizam o poder do Marketing. E quer seja por falta de orçamento ou por não ser considerada uma prioridade, esta mania não podia ser mais prejudicial! Ter uma estratégia de Marketing bem delineada é essencial para o ajudar a divulgar o seu negócio, bem como para atrair clientes.
Além disso, se o seu budget for muito limitado, saiba que existem centenas de ferramentas de Marketing que podem ser utilizadas de forma gratuita. Por isso, está na hora de começar a apresentar a sua marca ao mercado.
- Mantenha-se relevante para os seus clientes
Há um aspeto muito importante que, na criação de qualquer startup, não deve ser esquecido: o seu valor para as necessidades dos seus clientes. Desta forma, é importante que tenha em mente as alterações dos seus hábitos de consumo, bem como as diferentes opções de produtos e serviços que a sua concorrência disponibiliza.
Assim, para entender e reforçar a sua relevância, pergunte-se a si mesmo: Qual é a melhor maneira de ficar mais perto dos meus clientes? Qual é o canal de comunicação que utilizam com mais frequência? Que problemas estão a enfrentar atualmente? Qual é o valor dos meus produtos e serviços? Porque razão é que os meus clientes optam pelo meu negócio?
Posto isto, lembre-se: manter-se relevante para os seus clientes é meio caminho andado para o crescimento sustentado da sua startup.
- Garanta um atendimento ao cliente de alta qualidade
De acordo com um estudo do Zendesk, quase 60% dos clientes consideram o atendimento como o principal fator que os leva a manter-se fiéis a uma marca. Desta forma, é importante que não descure nesta função e que ofereça um apoio personalizado, de alta qualidade e permanente. Sabia que assim, além de otimizar o relacionamento com os seus clientes, está também a contribuir para que estes comprem mais e recomendem os seus serviços a outras pessoas?