
Sim, Portugal tem sido um exemplo no combate à COVID-19, contudo, é impossível negar as consequências preocupantes que esta pandemia originou. Todos foram afetados: desde pequenos negócios familiares a grandes empresas multinacionais. E, quando falamos do impacto do novo coronavírus, nem as startups ficam de fora.
Infelizmente, os tempos que se avizinham não vão ser fáceis. Por isso, reunimos três dicas que pode adotar para ajudar a sua startup a enfrentar esta crise pandémica.
1 – Reconsidere os seus gastos e as suas necessidades financeiras
É um facto que a conjuntura económica se encontra num momento de bastante incerteza. Por isso, esta é a altura ideal para as startups reajustarem os seus gastos e as suas necessidades financeiras, assim como os seus objetivos de negócio. Desta forma, assegurar que o seu negócio continua a ter receitas para fazer face às despesas essenciais deverá ser a sua prioridade.
2 – Redefina as expectativas dos seus stakeholders
Este é também o momento de conversar com os seus investidores, clientes e colaboradores, o que fará da comunicação a sua ferramenta mais importante.
Tenha uma conversa séria com os seus investidores e faça uma reflexão sobre que objetivos são realistas. É fundamental que, em conjunto, procurarem soluções para enfrentar as adversidades que possam surgir.
Esta altura também não estará a ser fácil para os seus clientes. Por isso, aproveite para dialogar com estes e ouvir as suas preocupações. Quem sabe se não sairá daí uma nova solução que beneficie ambos?
Por fim, mas não menos importante, reajuste as expectativas da sua equipa. É normal que os seus colaboradores temam ser dispensados. Enquanto líder, cabe-lhe a si enfatizar que fará todos os possíveis para manter a sua equipa intacta.
3 – Ajuste o seu plano de captação de recursos
Perante a situação do surto do novo coronavírus, é normal que as startups tenham de ajustar os seus planos de captação de recursos. Este é um aspeto que não deverá deixar de lado, uma vez que pode ser algo que coloque em causa o financiamento da sua startup.
O ajuste do seu plano de captação de recursos mostrará que se encontra ciente do ambiente atual, mas que também tem definida uma detalhada estratégia que o ajudará a lidar com a situação, tanto no presente como no futuro.
Estas são apenas três dicas que as startups podem implementar neste difícil momento. Não se esqueça que é essencial que estas empresas tomem medidas e se concentrem nas suas atividades core para garantirem a sua sobrevivência.