fbpx

Três dicas para conseguir priorizar tarefas e fazer uma melhor gestão do tempo

Improve Empreendedorismo, Empresas, Startups 2021-03-11

Sente que as 24 horas do dia não são suficientes para executar todas as suas tarefas? Se é empreendedor ou líder de um projeto é provável que se reveja nesta situação.

Por isso, se tem uma longa lista de afazeres que exigem a sua total dedicação, mas pouco tempo para se concentrar, é essencial que priorize assuntos e faça uma boa gestão do tempo. Mas como? 

1 – Conclua de imediato as tarefas mais importantes

A forma mais fácil de priorizar o seu tempo é ter sempre em atenção a sua maior prioridade. Assim sendo, quais são as suas tarefas prioritárias? Faça esta questão a si mesmo e, após estabelecer os seus objetivos diários ou semanais, comprometa-se a concluí-los nas primeiras horas de trabalho.

Só assim é que vai conseguir concentrar-se nas coisas mais importantes a finalizar, evitando distrações. Além disso, agregue todas as tarefas prioritárias e procure cumpri-las no limite de tempo definido, aproveitando também os seus picos de produtividade e criatividade.

2 – Deixe de priorizar tudo o que não é urgente, mas não se esqueça do seu cronograma

É importante que analise todas as suas tarefas pendentes e as organize de acordo com o seu nível de urgência. Desta forma, vai conseguir perceber quais são os afazeres que precisam de uma atenção imediata e quais são os que pode adiar para datas posteriores. Para tal, conferir o seu cronograma pode ajudá-lo a clarificar quais são os projetos que deve priorizar. Contudo, tenha cuidado para não adiar até ao último minuto as suas responsabilidades!

3 – Procure conselhos objetivos e delegue funções

Com tantos projetos em andamento é normal que se sinta assoberbado. Assim, para o ajudar na priorização de tarefas, recorra a um colega de confiança para alguns conselhos e analise sempre quais são os projetos que vão ter um maior impacto no seu lucro e crescimento.

Além disso, à medida que os negócios crescem, é normal que o empreendedor tenha de lidar com novas responsabilidades. Por isso, se quer aumentar a sua produtividade e se tem uma longa lista de tarefas pendentes, procure delegar funções. Sabia que, muitas vezes, existem pessoas na equipa mais adequadas para concluir uma determinada tarefa do que o próprio empreendedor?