fbpx

Torneira inovadora

Renato Povoas - Managing Partner Educação e Ensino, Sustentabilidade 2012-06-05

 

Fonte: Oje

Uma torneira totalmente automática, que visa melhorar “a eficiência e a qualidade do processo de lavagem de mãos”, criada por um grupo de alunos da ATEC de Matosinhos venceu a edição nacional do programa “A Empresa” da Junior Achievement – Young Enterprise. Como prémio, os jovens da ATEC Matosinhos, agrupados no projeto ICTUS, vão representar Portugal na finalíssima da competição europeia da Junior Achievement em Bucareste, Roménia entre 19 e 22 de julho.

O produto “Aqua Vere” criado pela “empresa” ICTUS foi desenvolvido para “combater o desperdício quer dos componentes utilizados (água, sabonete, líquido, desinfetante) quer da energia, como a eletricidade, e destina-se a todos aqueles que têm preocupações ambientais”.

O programa “A Empresa” destina-se a alunos entre os 15 e os 21 anos,que, nas escolas parceiras da Junior Achievement, criam uma empresa real com a ajuda de um voluntário e de um professor. Os alunos reúnem o capital através da venda de títulos de participação, criam um produto ou um serviço, colocam-no no mercado e, por último, liquidam a operação e pagam os dividendos aos titulares.