fbpx

Startup Portuguesa é Distinguida por Solução que Reduz os Desperdícios na Indústria Têxtil

A Smartex.Ai desenvolveu uma solução tecnológica que, através da Inteligência Artificial, permite detetar irregularidades na produção de tecidos, evitando o fabrico de peças com defeitos. E, graças a esta grande inovação, a startup portuguesa foi a vencedora da distinção Born from Knowledge Awards deste ano, atribuída pela Agência Nacional de Inovação.

Além de ter vantagens ambientais significativas, a solução da Smartex.Ai permite a redução de custos com materiais e de produção. Importa também referir que o algoritmo de Inteligência Artificial utilizado garante uma rastreabilidade de defeitos próxima de 100%, o que torna possível evitar o desperdício ao detetar estas imperfeições numa fase inicial da cadeia de produção. 

Graças a uma melhor utilização dos materiais, todo este processo origina uma grande redução nos custos de cada empresa. Desta forma, a startup, criada por três antigos alunos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, garante um retorno do investimento em menos de um ano, bem como benefícios ambientais, nomeadamente uma poupança de mais de 2 milhões de toneladas de água, 166.320 kWh de energia e de 41.338 quilos de emissões de CO2.

Assim, ao permitir não só a redução dos custos de materiais e de produção numa indústria com enorme tradição em Portugal, mas também ganhos ambientais significativos, esta startup é um caso de sucesso, contando já com o financiamento de alguns dos principais produtores mundiais da Indústria Têxtil.

O Born from Knowledge é um programa promovido pela Agência Nacional de Inovação que visa promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, distinguindo e premiando boas práticas e casos de sucesso.