
Com o objetivo de criar soluções tecnológicas que possam simplificar e melhorar a vida dos profissionais da indústria piscatória, a startup portuguesa Bitcliq, criada em 2013 por Pedro Manuel, tem investido o seu know-how em soluções para as frotas marítimas.
Depois da criação de um sistema de gestão de frotas, o Big Eye Smart Fishing (http://www.bitcliq.com/bigeye/), esta startup decidiu investir num outro projeto, também ligado ao mar.
Com o princípio da sustentabilidade e da redução do desperdício em mente, a Bitcliq criou a Lota Digital, uma plataforma online que permite aos pescadores artesanais (e não só) venderem diretamente aos consumidores finais, sem a existência de intermediários e ainda enquanto estão em alto-mar.
Com o projeto-piloto a decorrer atualmente na lota de Peniche e em colaboração com a Docapesca, esta lota digital permite aos compradores (sejam vendedores, restaurantes ou quaisquer outros clientes empresariais) adquirirem os produtos que necessitam através de uma aplicação e sem terem de se deslocarem fisicamente à lota.
Esta app permite ainda definir uma lista de produtos preferenciais e receber um alerta sempre que estes estejam disponíveis para compra.
O funcionamento da Lota Digital é muito simples. Os pescadores que utilizam esta plataforma colocam na aplicação os produtos que têm disponível para venda.
De seguida, os compradores registados na plataforma têm acesso à informação, sobre o tipo de pescado e marisco disponível, bem como quantidade que podem adquirir.
Seja através de venda direta ou através de um leilão otimizado por inteligência artificial, os compradores, através da aplicação, realizam as transações comerciais.
Assim que o barco chega ao porto, a equipa da Bitcliq realiza um controlo de qualidade do pescado adquirido e garante a entrega do mesmo na lota de Peniche ou na morada pretendida pelo comprador.
Brevemente, os clientes poderão também fazer a recolha das suas encomendas no MARL, em São Julião do Tojal.
Vencedora de um prémio na categoria de Agrotech nos Prémios Empreendedor XXI, a Lota Digital da Bitcliq recebeu um prémio monetário de 25,000 euros e espera que, nos próximos anos, seja possível alargar este projeto a todo o território nacional e a alguns países do mercado europeu como Espanha.