
Vivemos numa altura em que existe uma grande preocupação com a sustentabilidade ambiental, uma vez que o planeta Terra está a passar por uma situação de emergência causada, essencialmente, pelo Homem. Assim, a necessidade de apostar em soluções ecológicas e não poluentes tem uma importância cada vez maior.
Foi a pensar nesta situação que um grupo de portugueses criou um spray inovador para substituir o plástico na conservação dos alimentos e reduzir as embalagens, tendo sido premiado em Bruxelas, no concurso de Inovação Social da Comissão Europeia, com uma bolsa de 50 mil euros.
Sendo uma alternativa ao plástico, o SpraySafe é um spray composto por ingredientes naturais, sustentáveis e comestíveis que visa ser utilizado para conservar alimentos, mantendo as características da comida e evitando a oxidação e a contaminação da mesma.
Assim, qual é o objetivo do SpraySafe? É substituir os plásticos e as películas que são utilizados nos alimentos depois de abertos, sendo uma alternativa de origem natural e mais eco-friendly.
Tendo sido desenvolvido por uma equipa de cientistas do Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança, este projeto foi um dos três vencedores do Concurso Europeu de Inovação Social deste ano. Todos os vencedores receberão uma bolsa de 50 mil euros que servirá para criar soluções inovadoras para a promoção da reutilização e da reciclagem do plástico, incentivando a mudança de comportamento.
Para além desta solução inovadora destinada ao combate do plástico, foram ainda premiadas outras duas iniciativas de empreendedores da República Checa e de Espanha, que visam, respetivamente, a criação de um sistema de distribuição e comercialização circular de produtos alimentares e não-alimentares com embalagens reutilizáveis e a transformação de resíduos orgânicos em plásticos biodegradáveis através da ação de bactérias.
Fonte: https://pt.euronews.com/2019/11/11/spray-que-substitui-plastico-premiado-em-bruxelas