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Santa Casa Challenge dedica edição extraordinária ao combate à COVID-19

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É um facto que o surto do novo coronavírus está a afetar toda a população. Contudo, os grupos de risco são bastante preocupantes, seja pela sua idade avançada, doenças crónicas preexistentes ou sistema imunitário comprometido.

Foi a pensar nas necessidades dos idosos que se encontram em isolamento social, quer em instituições ou no próprio domicílio, que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através da Casa do Impacto, lançou uma edição extraordinária do Santa Casa Challenge

A nova edição do concurso de inovação social digital ambiciona criar ou adaptar soluções tecnológicas e digitais para responder às carências dos mais velhos. Desta forma, quem estiver interessado em participar tem até ao próximo dia 29 de abril para submeter a sua candidatura no site da Casa do Impacto.

Quem se pode inscrever? Quaisquer startups em atividade e empresas tecnológicas, em particular, do domínio digital, com soluções já desenvolvidas. Eventualmente, também se poderão candidatar empresas com soluções que estão a ser utilizadas noutros contextos.

Com um prémio monetário no valor total de 100 mil euros, que será distribuído às quatro soluções digitais vencedoras, existirá ainda possibilidade de estas desenvolverem um projeto-piloto no contexto específico dos idosos durante seis meses.

Numa primeira fase, entre 30 de abril e 6 de maio, um júri composto por elementos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa selecionará dez candidaturas para serem apresentadas por videoconferência. Após os finalistas serem anunciados, realizar-se-á uma sessão pública a 12 de maio, em Lisboa, da qual sairão vencedores quatro projetos. 

Criado em 2016 pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Santa Casa Challenge é um de concurso anual que tem como objetivo colmatar determinadas problemáticas no âmbito social ou ambiental, desafiando projetos a desenvolver soluções eficazes. Contudo, esta é uma edição especial, na qual se pretendem atenuar os efeitos da COVID-19 nos idosos.