fbpx

Regresso ao escritório: Cinco dicas para o fazer em segurança

Após semanas consecutivas de teletrabalho e confinamento social, impostas pelo surto da COVID-19, milhares de colaboradores de empresas e startups começam, gradualmente, a regressar ao seu local de trabalho. Contudo, esta é uma transição que pode provocar medo e ansiedade nos colaboradores, sendo necessário que as entidades empregadoras tomem as devidas precauções para assegurar o bem-estar de todos.

Embora o regresso à atividade profissional presencial seja diferente de empresa para empresa, existem alguns princípios que, sem exceção, devem ser sempre adotados. Por isso, reunimos neste artigo algumas dicas que o podem ajudar a fazer esta transição em segurança. 

1 – Prepare as instalações

Para evitar a propagação do vírus e garantir que os seus colaboradores se sentem confortáveis, a higienização das instalações deve fazer parte das suas prioridades. Certifique-se de que implementa planos de limpeza, que os sistemas de climatização estão a funcionar corretamente e que os protocolos de higiene e segurança são reforçados.

2 – Aumente a frequência das limpezas

Intimamente relacionado com a preparação das instalações, este é um aspeto que não deve nunca descurar. Destaque uma equipa de limpeza permanente que garanta a higienização diária dos pontos de contacto com as mãos, como as secretárias e os teclados, e das áreas comuns, como a copa.

3 – Mantenha o distanciamento social

É importante que siga as recomendações impostas pelo Governo. Por isso, se possível, continue a optar pelo teletrabalho e pelas reuniões virtuais. Caso contrário, crie um plano estratégico de regresso às instalações, optando por implementar horários desfasados para reduzir o número de colaboradores que se encontrem no mesmo espaço físico.

4 – Comunique com confiança

É normal que os seus colaboradores se mostrem receosos em voltar ao escritório. Por isso, comunique sempre com transparência e tenha em consideração as opiniões e os medos de cada um. Nesta situação, a comunicação interna será uma ferramenta essencial.

5 – Reforce os cuidados de higiene

Apesar das medidas de confinamento estarem a ser aliviadas, a ameaça do novo coronavírus ainda é uma realidade. Assim sendo, garanta que a sua equipa continua a seguir as diretrizes impostas pela Direção-Geral da Saúde. A etiqueta respiratória, a lavagem das mãos, a sua higienização com soluções alcoólicas e a utilização de máscara e luvas continuam a ser algumas das medidas que, dentro e fora do escritório, todos devem adotar.