fbpx

Quer tornar a cidade de Lisboa “mais verde”? Este desafio é para si!

Encontrar soluções na área do ambiente, economia circular e sustentabilidade é o grande propósito do SOL Green Capital, um programa de inovação colaborativa desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Beta-i.

Alinhada com a estratégia da Lisboa Capital Verde Europeia, a nova edição do Smart Open Lisboa está à procura de projetos tecnológicos, prontos a serem implementados, que tornem a cidade mais inteligente e sustentável. Para tal, organizações nacionais ou com presença em Portugal foram desafiadas a trabalhar em conjunto com startups para desenvolver soluções inovadoras.

Tornar a gestão de resíduos mais eficiente, melhorar a qualidade do ar e da água, aumentar os espaços verdes e promover a eficiência energética são algumas das necessidades a que os projetos colaborativos terão de dar resposta.

Com duração de nove meses, o SOL Green Capital vai passar por diferentes etapas. Assim, as candidaturas podem ser submetidas online, aqui, até ao próximo dia 07 de março. Após esta fase, a 30 de março, serão divulgados os 40 projetos selecionados, seguindo-se um pitch online. Destes projetos, apenas 20 passarão ao Bootcamp. Este, que irá decorrer de 19 a 21 de abril e de 27 a 29 de abril, vai incluir workshops, palestras e sessões de mentoria. Seguir-se-á, de 30 de abril a 21 de julho, a fase de experimentação dos protótipos e, por fim, o Demo Day, a 22 de julho, cujo objetivo é a apresentação dos resultados dos projetos-piloto.

Importa referir que as 20 startups escolhidas para este desafio vão ter a oportunidade única de implementar as suas soluções em contexto real com o apoio das entidades parceiras, das quais fazem parte, por exemplo, as Águas de Portugal, a Delta Cafés, a NOS, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e o Turismo de Portugal

Desde 2016, o Smart Open Lisboa já criou seis programas de inovação, dois com foco nos desafios das cidades, duas edições do SOL Mobility e uma edição do SOL Housing. Tem ainda, neste momento, a decorrer a edição do SOL Tomorrow, cujo objetivo é encontrar respostas para os desafios motivados pela pandemia.