
Certamente já ouviu falar no conceito de Inteligência Emocional. Mas sabia que esta capacidade de reconhecer, compreender e gerir com eficácia as próprias emoções pode ter um grande impacto no Empreendedorismo?
Construir redes de networking e lidar com problemas e perdas inesperadas, ao mesmo tempo que se mantém a motivação, são desafios que fazem parte do quotidiano dos empreendedores. No entanto, sabia que, perante esta difícil realidade, a Inteligência Emocional pode fazer a diferença?
Existem estudos que referem que a Inteligência Emocional é um indicador bastante forte para o sucesso no Empreendedorismo. Isto porque, como muitas startups e pequenos negócios se desenvolvem em contextos de incerteza, é crucial que os empreendedores façam uma reflexão sobre as necessidades sociais e os desafios envolvidos na abertura da empresa. E, neste ambiente, a Inteligência Emocional acaba por ser particularmente benéfica.
Ao terem uma elevada Inteligência Emocional, os empreendedores conseguem desenvolver habilidades sociais e fazer uma boa gestão das suas emoções durante os períodos de elevado stress e dificuldades, inevitáveis durante a construção do negócio. Assim, embora seja muitas vezes desvalorizada, a Inteligência Emocional tem um grande peso no sucesso empresarial, estando mesmo relacionada com um melhor desempenho.
No entanto, como é que os empreendedores podem desenvolver esta capacidade? Existem diversas formas de aumentar a Inteligência Emocional, como, por exemplo, através de uma comunicação assertiva, da prática da escuta ativa ou da empatia e atitudes positivas. Além disso, também é importante aceitar bem as críticas, não reagir aos conflitos, adotar uma atitude de reflexão e ter habilidades de liderança.
Importa ainda referir que a Inteligência Emocional pode ser aprendida, o que significa que as pessoas que ambicionam fundar um negócio podem treinar as suas competências emocionais. Tais treinos podem focar-se em aprender a realizar networking ou a reagir perante circunstâncias imprevisíveis.
Posto isto, torna-se possível perceber que a Inteligência Emocional não é uma tendência. É sim uma habilidade cada vez mais importante no contexto profissional, sendo particularmente relevante para os empreendedores devido a todas as adversidades que estes enfrentam.