fbpx

Quer pensar como um empreendedor? Siga estas três dicas

Improve Empreendedorismo, Inovação, Startups 2021-04-15

Não é segredo nenhum: os empreendedores pensam de maneira diferente. Afinal de contas, é preciso muita criatividade e coragem para lançar um negócio próprio e transformá-lo em sucesso. 

Mas não basta ver as coisas de forma diferente das pessoas comuns. Os empreendedores, para se destacarem, têm de refletir de maneira distinta uns dos outros. Quer pensar como um empreendedor de sucesso? Então conheça, neste artigo, três dicas para tal.

1. Veja o dinheiro como uma forma de energia

Na fase inicial de qualquer startup, os problemas financeiros, como o endividamento ou falta de receitas, são sempre assustadores, podendo mesmo ditar o fim do negócio. Contudo, uma atitude mais pessimista e negativa em relação ao dinheiro pode acabar por levar a desastres financeiros e a um desgaste emocional.

Sabia que os empreendedores experientes veem o dinheiro como uma forma de energia? Assim, a diferença entre ter e não ter dinheiro exige muito trabalho, mas, em última análise, também depende muito do seu ponto de vista e atitude.

Desta forma, mude a sua mentalidade e tente não ver o dinheiro como uma ameaça, mas sim como um recurso alcançável. 

2. Concentre-se nas oportunidades à sua volta

Quando surge uma oportunidade, há certos empreendedores que se concentram apenas nos obstáculos. E, muitas vezes, são estas preocupações que impossibilitam a apreciação dessas ocasiões favoráveis.

Porém, os empreendedores talentosos e experientes sabem que se devem focar apenas no potencial bruto daquilo que está à sua frente. Assim, estes concentram-se nas conquistas a longo prazo e não nos obstáculos que os podem impedir de atingir os seus objetivos. Por isso, uma mentalidade orientada para o sucesso vai ajudar-lhe a manter a sua força de vontade e ambição.

3. Resista à tentação de alimentar o seu crítico interno

Para cada problema há uma solução, certo? É isto que todos os empreendedores bem-sucedidos dizem quando surgem dificuldades no seu caminho. Mas há quem não pense desta forma.

Há muitos empreendedores que ficam presos em ciclos de dúvidas e negatividade, o que os impede de ser assertivos em relação ao seu negócio. É normal que seja exigente consigo mesmo. Mas, quando em demasia, essa mentalidade pode alimentar o seu crítico interior e, se assim for, é bem provável que ache que não tem o que é preciso para prosperar.

Mais uma vez, a mudança de atitude desempenha um papel essencial. Assim, ao considerar qualquer situação relacionada com o seu negócio, concentre-se nas soluções e não nos problemas. Concentre-se naquilo que pode fazer e nas oportunidades que estão à sua volta.

Não, os empreendedores não pensam todos da mesma maneira. Mas também é isso que lhes permite criar algo verdadeiramente único e que mais ninguém será capaz de imitar. Lembre-se que o seu cérebro foi moldado por experiências e relacionamentos únicos e, por isso, deixe que essas memórias lhe ajudem a desenvolver algo diferenciador.