
Muitas vezes, o pitch é a primeira apresentação da sua ideia de negócio, sendo este um momento crucial para impressionar e atrair investidores, sócios ou potenciais clientes. Assim, para que cause uma boa impressão, é necessário que esteja bem preparado e que evite cometer alguns erros básicos que podem ser bastante prejudiciais.
Mas, para um pitch perfeito, que erros não devem ser cometidos? Conheça, neste artigo, a resposta!
Erro 1: Ter um pitch vago e com detalhes desnecessários
Sabia que o segredo para um bom pitch é a compilação de toda a informação com a maior clareza possível? Por isso, evite ser vago e alongar-se em demasia, procurando organizar o seu discurso de forma lógica, sintetizada e direta. Para o ajudar nesta tarefa, defina o seu público-alvo, explique a solução e, acima de tudo, dê a conhecer o valor que a sua ideia acrescenta ao mercado.
Erro 2: Não identificar o problema que quer resolver
Este é um erro extremamente prejudicial! Não esteja demasiado focado em si ou no produto ou serviço que está a desenvolver. Pelo contrário, foque-se em apresentar o problema que pretende solucionar, mostrando, assim, a utilidade e os benefícios do seu negócio para o mercado em que se insere.
Erro 3: Não ter um pitch adequado à sua audiência
É verdade que preparar um bom pitch requer muito trabalho. Contudo, é importante que tenha em mente que cada audiência está interessada em diferentes aspetos do seu negócio. Por exemplo, investidores e potenciais clientes não vão ter as mesmas necessidades de informação. Por isso, ajuste o pitch e o seu conteúdo a cada público-alvo. Esta é uma dica que, apesar de bastante simples, o vai ajudar a manter-se relevante e a alcançar melhores resultados.
Como será de esperar, existem muitos outros erros que deve evitar cometer e que são prejudiciais para a apresentação do seu negócio. Contudo, se tiver em atenção os três erros que foram abordados neste artigo, bem como as suas soluções, poderá ver a sua probabilidade de sucesso aumentar exponencialmente.