fbpx

Quatro lições de empreendedorismo que o vão ajudar a crescer em 2021

Improve Empreendedorismo, Empresas, Startups 2021-01-07

Novo ano é sinónimo de novos objetivos e novas aprendizagens! Após um ano de muitas incertezas e desafios, mas também de resiliência e adaptabilidade, as expectativas para 2021 estão elevadas. Mas sabe qual é o segredo para que este ano seja de sucesso? 

Enquanto empreendedor, além de colocar em prática novas competências, que foram adquiridas ao longo do último ano, é crucial que tenha sempre presente algumas considerações que poderão ser benéficas para o seu negócio.

Por isso, conheça, neste artigo, quatro lições indispensáveis que o vão ajudar a crescer enquanto empreendedor, contribuindo também para a prosperidade do seu negócio em 2021. 

1 – Conheça as necessidades dos seus clientes e potenciais clientes

Os clientes e potenciais clientes são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, torna-se imperativo desenvolver um produto ou serviço que se identifique com estes e que, acima de tudo, vá ao encontro das suas necessidades.

Assim, além da criatividade e da capacidade de inovação, estar a par das necessidades do seu público-alvo vai ajudá-lo a direcionar o seu projeto e as suas ideias, podendo até originar soluções com potencial de crescimento a longo prazo.

2 – Organize bem o seu tempo

São muitos os empreendedores que admitem trabalhar mais de 50 horas por semana. Mas saiba que este “hábito”, além de gerar stress e ansiedade, reduz bastante a produtividade. 

Se o seu objetivo é fazer crescer o seu negócio, saiba que tem de estabelecer algumas regras. Por exemplo, para uma boa gestão de tempo é necessário priorizar as tarefas que precisam de ser concluídas, reservando um prazo específico para as mesmas. Assim, além de organizado, vai conseguir também aumentar a sua produtividade.

3 – Mantenha a sua motivação “renovada”

Os empreendedores bem-sucedidos sabem que, muitas vezes, os projetos acabam por não resultar. Mas não ter medo do fracasso e transformar os erros em oportunidades é crucial para um bom desempenho.

Desta forma, apesar de reconhecer que a incerteza não vai desaparecer, é importante que se mantenha otimista e motivado. Definir objetivos a curto e médio prazo, reconhecer os fatores que não se podem controlar e encontrar soluções para lidar com potenciais riscos são algumas dicas úteis para que se mantenha diariamente motivado.

4 – Valorize o networking

Hoje em dia, o networking é essencial para o sucesso de qualquer projeto. Isto porque são as conexões que o vão levar mais longe e, mais tarde, os seus contactos tornar-se-ão grandes aliados. Assim, ao ser uma mais-valia para o seu negócio, procure sempre expandir a sua rede de networking. 

Ainda não se sabe o que é que 2021 reserva. Mas sabe-se que, mais do que nunca, os empreendedores, pelo seu entusiasmo, otimismo, conhecimentos e adaptação, vão ser fundamentais para a recuperação económica e financeira, derivada da crise provocada pela pandemia.