
Além das consequências financeiras, a COVID-19 também originou uma série de riscos para a saúde mental. Nesse sentido, de modo a assegurar o apoio psicológico a todos os que dele necessitem no atual contexto de pandemia, surgiu a Psicovida.
O que é a Psicovida? Esta é uma app gratuita que coloca os utentes a falar diretamente com psicólogos credenciados através de videochamada, disponibilizando também diversas estratégias de autoajuda. A Psicovida é fruto de uma parceria entre a OutSystems, a Associação de Psicologia da Universidade do Minho e um grupo de investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, no Porto.
A aplicação está organizada em módulos especializados e em função das necessidades específicas dos utentes, sendo estes: o stress e ansiedade, a perda e luto, os idosos e os seus familiares, a gravidez, o apoio na carreira, a violência, a gestão de dinâmicas e os cuidados familiares.
Porém, embora garanta o acesso equitativo e gratuito de intervenção psicológica, esta intervenção é breve e com foco no imediato, não substituindo um acompanhamento psicológico mais aprofundado e regular. Além disso, importa referir que a Psicovida, ao ser uma plataforma confidencial, salvaguarda os direitos dos utentes.
Qualquer psicólogo credenciado pode voluntariar-se, tendo apenas de se registar na plataforma. Porém, a garantia de intervenção psicológica exige a formação especializada dos psicólogos colaboradores na app. Para tal, o psicólogo tem acesso gratuito a um conjunto de materiais de formação disponibilizados pela Associação de Psicologia da Universidade do Minho.
Desta forma, ao ser de participação voluntária e solidária, os psicólogos podem registar-se no site da Psicovida e os utentes podem descarregar a app para iOS (iPhone/iPad) ou para Android.