fbpx

Projeto sobre Doenças Neurológicas Vence Prémio da Agência Nacional de Inovação

É essencial encontrar soluções inovadoras que possibilitem uma velhice mais segura e com mais saúde. Assim, para dar resposta a esta necessidade, nasceu o Pick yoUR bRain, um projeto que visa reduzir eficazmente os custos de desenvolvimento de novos tratamentos para doenças neurológicas.

Criado por investigadores da Universidade de Coimbra, este projeto consiste numa plataforma tecnológica que tem como função detetar novos alvos moleculares, ou seja, novos alvos terapêuticos para as doenças neurológicas associadas ao envelhecimento, tais como Parkinson ou Alzheimer.

Dirigida a empresas farmacêuticas, a plataforma Pick yoUR bRain é baseada em algoritmos de Inteligência Artificial especialmente desenvolvidos para a previsão de novos alvos terapêuticos e clarificação do mecanismo biológico da doença. Neste sentido, esta solução portuguesa ambiciona ser vista como especializada no seu nicho de mercado, uma vez que as empresas farmacêuticas estão a fazer cada vez mais outsourcing em projetos desse género.

Graças ao seu carácter inovador, o Pick yoUR bRain foi uma das quatro soluções galardoadas no Born from Knowledge, cujos prémios foram atribuídos pela Agência Nacional de Inovação (ANI). Vencedor na categoria de Saúde e Bem-Estar, este projeto da Universidade de Coimbra ganhou acesso a um programa de aceleração em Ciência e Tecnologia com a duração de três meses, também da responsabilidade da ANI.

Estão, assim, previstas três edições – Norte, Centro e Alentejo – em que os participantes terão, ao longo de três meses, o acompanhamento próximo de uma rede de mentores, constituída por outros empreendedores, entidades parceiras da ANI e empresas, entre outros. Desta forma, o objetivo é capacitá-los para que possam acelerar o processo de transferência de conhecimento em produtos ou serviços para o mercado.