fbpx

Projeto Re-Source procura startups para inovar a reciclagem de resíduos

Apesar de nove em cada dez portugueses afirmarem reciclar embalagens, a Beta-i e a Sociedade Ponto Verde defendem que é preciso criar mais soluções para a reciclagem de resíduos. Por isso, uniram-se e lançaram o projeto Re-Source, um programa de aceleração de inovação colaborativa para a reciclagem.

Criar projetos-piloto que visem aumentar as taxas de reciclagem junto dos consumidores e desenvolver novas soluções para categorias específicas de resíduos, procurando ampliar o conhecimento existente sobre o setor e tornar a prática de reciclagem ainda mais eficaz, são os grandes objetivos do Re-Source.

As candidaturas para este programa podem ser submetidas, através do site, até ao dia 16 de maio. Mas quem pode concorrer? Startups e empreendedores inovadores com soluções testadas noutros mercados geográficos ou em diferentes setores, com foco nas seguintes vertentes: 

  • Sensibilização do consumidor, de modo a assegurar uma maior taxa de separação de resíduos de embalagens, quer no canal doméstico, quer no canal HORECA;
  • Soluções de retoma específicas, de modo a aumentar a circularidade de embalagens de vidro, alumínio e as diversas tipologias de plásticos.

Após a fase de inscrições serão selecionadas as 25 startups que apresentem as melhores ideias. Assim, de julho a outubro de 2021, estas vão poder trabalhar em conjunto com os parceiros do Re-Source no desenvolvimento de projetos-piloto adaptados a diferentes oportunidades e desafios previamente estabelecidos. Por fim, em outubro, cada solução desenvolvida na fase de bootcamp será apresentada ao ecossistema e testada em contexto real.

Importa ainda referir que, após o processo de análise da maturidade e do potencial impacto das soluções propostas, as melhores candidaturas selecionadas participarão num Collaboration Design Sprint, facilitado pela Beta-i, com a Sociedade Ponto Verde e parceiros envolvidos na cadeia de valor do setor da reciclagem. Estes parceiros podem ser desde retalhistas, produtores de sacos do lixo, designers ambientais e municípios com grupos de foco na gestão de resíduos, entre outros. 

O projeto Re-Source, criado pela Beta-i e pela Sociedade Ponto Verde, pretende ajudar a encontrar e a testar soluções reais, inovadoras e disruptivas, com verdadeiros benefícios para o ambiente e que atendam aos desafios encontrados no processo de separação de resíduos e de reciclagem.