fbpx

Projeto de Inteligência Artificial vai melhorar a influência das marcas nas redes sociais

Medir, monitorizar e melhorar a presença, posição social e influência de empresas e indivíduos nas redes sociais: é este o principal objetivo do projeto Advancing the Frontier of Social Media Management Tools

Desenvolvido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) em colaboração com a tecnológica SKORR, este projeto utiliza algoritmos avançados de Inteligência Artificial e análise de redes sociais para ajudar a melhorar o desempenho das marcas online. Mas de onde surgiu a ideia para a criação do Advancing the Frontier of Social Media Management Tools

As redes sociais são, atualmente, uma poderosa ferramenta que permite aumentar o reconhecimento social, ajudando tanto indivíduos como empresas a construir a sua marca. Contudo, devido ao ritmo de proliferação das redes sociais e à massificação da informação produzida, torna-se cada vez mais complexo acompanhar e gerir a sua presença digital.

Desta forma, com recurso a técnicas avançadas de matching, de agrupamento de tópicos de interesse e de identificação preditiva de fenómenos emergentes, partindo de uma abordagem de Machine Learning, e tendo em conta a natureza e morfologia das redes de seguidores, o Advancing the Frontier of Social Media Management Tools quer contribuir para uma presença online de maior qualidade das marcas.

A plataforma, já disponível aqui, dispõe de uma funcionalidade específica para a análise de posts inteligentes baseada em algoritmos avançados de Inteligência Artificial, permitindo melhorar os resultados e o desempenho através de indicadores de influência por tópicos. Além disso, o projeto pretende também ajudar os utilizadores a promover informação e a identificar os principais eventos e tendências, melhorando o seu envolvimento e a sua influência nas redes sociais.

Este projeto é cofinanciado pelo FEDER, através do Programa Interface, e tem um orçamento global de cerca de 440 mil euros.