fbpx

Programa TalentA vai financiar projetos inovadores de mulheres rurais em Portugal

Há uma nova iniciativa pensada em exclusivo para as empreendedoras rurais! Criado pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pela Corteva Agriscience, o Programa TalentA surgiu para promover o empreendedorismo das mulheres rurais, apoiando-as no desenvolvimento dos seus próprios projetos. Tudo isto sem esquecer a importância de uma agricultura mais sustentável e equilibrada.

Quem pode concorrer? Qualquer mulher que tenha projetos nas áreas agrícolas e agroalimentares desenvolvidos em meios rurais ou, por outro lado, projetos em fase inicial e de planeamento já implementados em ambientes rurais, com o objetivo de melhorar ou iniciar uma nova linha de negócio. Assim, todas as interessadas em abraçar este desafio têm até ao próximo dia 7 de fevereiro de 2021 para submeter a sua candidatura. Tal pode ser feito no site da TalentA.

Após o período de inscrições, a CAP e a Corteva Agriscience vão trabalhar em conjunto para selecionar os três projetos vencedores, sendo que os critérios de avaliação serão os seguintes: inovação, combate à desertificação, impacto e sustentabilidade, empoderamento económico e possibilidade de expansão do modelo de negócio. Desta forma, os projetos vencedores serão divulgados no dia 8 de março de 2021, no Dia Internacional da Mulher.

No que respeita à premiação, o primeiro lugar vai contar com um apoio financeiro no valor de 5.000€ para investir na implementação do seu projeto, tendo ainda acesso a um programa de formação ao longo do ano. Já as restantes vencedoras, nomeadamente a segunda e a terceira classificada, poderão participar no programa de formação, promovido pela CAP, para dotar os seus projetos de mais ferramentas de trabalho e métricas de sucesso.

O Programa TalentA, que já foi implementado em países como Espanha, Ucrânia e Romênia, visa combater a escassez das oportunidades de emprego no meio rural para as mulheres e promover a formação e financiamento aos projetos inovadores que se destaquem no setor agrícola e agroalimentar.

Para mais informações sobre o Programa ou sobre as etapas necessárias para concluir o processo de envio das inscrições, visite: www.programatalenta.pt