
Sabia que, só num ano, mais de 4,8 milhões de toneladas de resíduos plásticos podem acabar nos oceanos? Ou que cerca de 700 espécies marinhas e 50 espécies de água doce já ingeriram ou ficaram presas em plásticos? Estes são apenas alguns dados sobre a poluição marinha, mas são suficientes para provar que este é um problema grave e que necessita de uma solução urgente.
Como agir é a palavra de ordem para ajudar a solucionar esta situação, a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space decidiu lançar a primeira edição do AI Moonshot Challenge, um concurso internacional que pretende encorajar a utilização de dados espaciais no desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas da sociedade. Esta iniciativa tem como parceira a Unbabel Labs e conta ainda com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da Agência Espacial Europeia e da Agência Nacional de Inovação.
E quem pode participar? Universidades, institutos de investigação, laboratórios estatais, organizações privadas ou públicas sem fins lucrativos, que se dediquem à investigação científica, e ainda empresas ou startups que combinem dados de satélite e Inteligência Artificial para desenvolver soluções inovadoras que permitam detetar plástico nos oceanos.
Por isso, se tiver ideias disruptivas para criar ferramentas que ajudem a identificar e monitorizar detritos plásticos à escala local e global, saiba que tem até ao próximo dia 4 de outubro para submeter a sua candidatura!
Todas as propostas de investigação serão avaliadas por um júri internacional de especialistas nos domínios de Deteção Remota por Satélite e Inteligência Artificial, sendo a inovação e a solidez técnica e científica das propostas os principais fatores a serem considerados. Assim sendo, as melhores soluções serão convidadas a apresentar as suas ideias durante a edição da Web Summit deste ano, que irá decorrer entre 2 e 4 de dezembro. Após esta etapa, os vencedores serão também anunciados no decorrer do evento.
No que respeita ao prémio do AI Moonshot Challenge, a melhor proposta receberá até 500 mil euros, servindo para financiar o projeto de investigação com a duração máxima de dois anos e a realizar a partir de Portugal. Contudo, é importante referir que, de acordo com as regras do concurso, poderá ser selecionada mais do que uma equipa desde que o orçamento total previsto não ultrapasse os 500 mil euros.
Apesar do seu alcance mundial, querendo encontrar soluções que possam ser aplicadas em qualquer ponto do globo, o AI Moonshot Challenge pretende promover o desenvolvimento de tecnologia nacional. Assim, este programa procura garantir que as entidades estrangeiras trabalhem em cooperação com as instituições portuguesas, sendo capazes de desenvolver atividade a partir de Portugal.