fbpx

“Posso ir” à praia? Esta app dá-lhe a resposta

Com a chegada do calor e do bom tempo, os portugueses estão cada vez mais desejosos de voltar a estender a toalha na areia e de desfrutar de um belo dia de praia. Contudo, devido ao atual contexto de pandemia, é necessário que se continue a cumprir as regras de distanciamento social. Assim sendo, sem ter de sair de casa, como é que poderá saber se uma praia está sobrelotada?

A app Posso ir? é a solução que o vai ajudar a tomar a melhor decisão. Em parceria com a DECO PROTESTE, esta aplicação vai disponibilizar informações sobre o nível de ocupação das praias, o nível de qualidade da água das mesmas, o histórico de ocupação, a existência de bandeira azul e vigilância e, ainda, as infraestruturas disponíveis. Também a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) fará parte desta colaboração ao proporcionar toda a informação oficial das praias através dos seus concessionários.

A Posso ir? surgiu no Movimento Tech4COVID19, disponibilizando, inicialmente, informações reportadas pelos utilizadores sobre a ocupação de estabelecimentos comerciais e espaços públicos. Contudo, para oferecer dados mais fiáveis, o projeto conta agora com a participação dos próprios estabelecimentos. 

João Lobato, um dos fundadores do projeto, afirma que “o próximo passo é conseguir uma maior participação dos lojistas, gestores de praias e restaurantes e a colaboração das autarquias, juntas de freguesia e das instituições governamentais”. Além disso, apela à contribuição com informação oficial de ocupação dos espaços para ajudar os portugueses a sair de casa mais informados e em maior segurança.

Financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação EDP, garantindo a continuidade do projeto na mitigação dos efeitos da COVID-19, a app está disponível, de forma gratuita, para os sistemas iOS e Android, através da App Store e da Play Store. Direcionada para o utilizador ou para gestores dos espaços públicos e comerciais, todos podem beneficiar desta útil ferramenta.

A Posso ir? já conta com mais de 200 mil downloads, 45 mil estabelecimentos comerciais e mais de 600 praias, incluindo também indicadores visuais para utilizadores daltónicos.