
Fonte: Expresso
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUO) vai iniciar um projeto pioneiro, intitulado “2nd Dermis” (segunda pele), na cura da dermatite atópica, uma doença de pele inflamatória associada a alergias e de predisposição familiar.
Após uma primeira fase de testes em laboratório, o ensaio clínico vai começar a ser feito em pacientes com mais de 12 anos, a partir de 18 de novembro, dia em que a FMUP promove uma reunião científica sobre a dermatite atópica.
Nesta fase da investigação irão ser sujeitos ao novo tratamento 200 doentes, que durante a noite utilizarão um pijama especial – camisola interior e leggings – impregnado de um componente antimicrobiano e cicatrizante, que mantém as suas caraterísticas terapêuticas mesmo após 30 lavagens.
Segundo Cristina Lopes, responsável pelo estudo, a inclusão no projeto não implica a toma de qualquer medicamento nem exigirá deslocações ao hospital, sendo os doentes avaliados apenas no início e no fim do estudo.
2 comentários
Bom dia O meu sobrinho tem eczema será que pode participar do estudo e tem 18 anos,obrigada aguardo uma resposta.
Olá Sónia, Obrigado pelo seu comentário. O melhor será colocar essa questão directamente à responsável pelo estudo da FMUP. Cumprimentos, Renato Póvoas