fbpx

Porque é que deve estar sempre a par da saúde financeira de sua empresa?

Improve Empreendedorismo, Empresas, Startups 2020-08-27

Além de serem pessoas bastante ocupadas, nem todos os empreendedores dominam a área contabilística e financeira. Por isso, é normal que, muitas vezes, a responsabilidade financeira de uma startup seja delegada para um colaborador experiente na matéria.

Contudo, apesar de atribuir esta função a um contabilista ser uma boa ideia, é necessário que o proprietário da empresa garanta que todos os valores da mesma se mantêm controlados. Assim, além de contribuir para uma melhor tomada de decisão, existem outras razões pelas quais deve estar sempre a par da saúde financeira do seu negócio. Conheça-as neste artigo!

  • Não há mais ninguém que conheça todos os detalhes do negócio

A única pessoa capaz de conhecer o negócio ao mais ínfimo pormenor é o proprietário do mesmo! Por isso, apesar de todos os conselhos e opiniões de financeiros e contabilistas serem importantes, a decisão final deve recair sempre sobre o proprietário da empresa. Assim, ter um entendimento total dos números que impulsionam o negócio é crucial para uma tomada de decisão responsável.

  • Permite tomar decisões de negócio mais informadas

Sabia que toma decisões de negócio mais inteligentes quando tem conhecimento do impacto que estas podem ter nos seus resultados financeiros? Assim, seja direta ou indiretamente, todas as suas decisões afetam o lucro da sua empresa. Por isso, ao estar a par das finanças do seu negócio, terá uma noção mais clara do impacto da sua decisão.

  • Contribui para um maior controlo

As startups e os pequenos negócios têm, inicialmente, recursos limitados. Desta forma, além de lhe permitir garantir que todas as receitas e despesas se encontram dentro dos valores usuais, conhecer o estado financeiro do seu negócio também lhe fornece um maior controlo sobre a empresa. Assim, ao estar a par desta temática, poderá evitar, por exemplo, o risco de falência ou desfalques.

Assim, há um aspeto importante que todos os empreendedores devem ter em mente: as startups e empresas precisam de garantir sempre que as suas finanças estão controladas. Além disso, não se esqueça de que um bom empreendedor é aquele que tem o conhecimento necessário para compreender o impacto financeiro das suas decisões de negócio.