Porque é que a aposta nas mulheres é um melhor investimento

Msousa Startups 2018-07-11

Que os homens ganham mais do que as mulheres já não é novidade, ou não tivesse o gap salarial sido já alvo de muitos estudos e análises, que o confirmam para além de qualquer dúvida. Menos falado tem sido outro gap, aquele que torna mais difícil para as mulheres conseguirem investimentos para financiar as suas ideias e negócios.

Agora, uma nova análise, realizada pelo Boston Consulting Group, dá conta de um facto que talvez ainda menos saibam: é que as empresas fundadas por mulheres geram receitas mais elevadas do que aquelas criadas por homens, tornando os negócios de propriedade feminina melhores investimentos para os financiadores.

Numa parceria com a MassChallenge, uma rede global de aceleradores sediada nos EUA, que oferece a empresas acesso a mentores, especialistas do setor e outros recursos, os especialistas foram olhar para as empresas fundadas por mulheres e tentaram perceber como é que estas diferem das criadas por elementos do sexo masculino.

Os dados recolhidos revelam uma clara diferença de género no que diz respeito ao financiamento de novos negócios. Em vez de decisões tomadas com base em planos e projeções de negócios, os investidores olham para a liderança na hora de financiar, com uma preferência pela masculina. Os números dão conta disso mesmo: do total de 350 empresas aceleradas em programas do MassChallenge, as 92 criadas por mulheres receberam, em média, 935 mil dólares em investimentos, contra 2,1 milhões angariados pelas 258 fundadas por homens.

No entanto, a receita foi maior, a longo prazo, nas empresas com fundação feminina: geraram mais 10% de receitas num prazo de cinco anos, ou seja, 730 mil dólares, contra 662 mil das empresas fundadas por homens.

Fonte: Boston Consulting Group