fbpx

Pitch: Dicas para Preparar uma Apresentação de Sucesso

Mesmo que tenha um grande potencial, uma ideia mal apresentada é uma ideia condenada. Por isso, quer seja para dar a conhecer uma ideia de negócio a investidores ou um novo produto ou serviço, lembre-se que é muito importante que tenha as suas capacidades oratórias aguçadas.

Quer saber como é que se pode tornar num comunicador de excelência e preparar um pitch de sucesso? Este artigo dá-lhe uma ajuda!

Conheça a Sua Audiência

É possível que a sua audiência seja composta por pessoas com diferentes personalidades e com necessidades distintas. E, neste sentido, é importante que adapte a sua comunicação.

Por isso, para que seja bem-sucedido ao transmitir as suas mensagens durante o pitch, procure conhecer muito bem a sua audiência com antecedência.

Transforme os Opositores em Apoiantes

Certamente que conhece pessoas que apoiam as suas ideias e outras que se opõem às mesmas, certo? No entanto, saiba que estas últimas, apesar de constituírem um desafio, podem transformar-se em apoiantes.

Como? Procure, por exemplo, perceber quais são as necessidades existentes e dialogar diretamente com os indivíduos para entender o seu ponto de vista. Tal poderá ser o suficiente para transformar os opositores em apoiantes do seu negócio!

Considere Todas as Questões

Quando estiver a preparar o seu pitch não se esqueça de pensar em eventuais questões que a sua audiência lhe possa colocar, mesmo que não sejam relevantes naquela fase do projeto ou que ainda não seja possível responder. É que, ao fazer isto, constrói ao seu redor uma imagem de perícia e de astúcia, levando-o a pensar um passo mais à frente.

Defina Bem os Próximos Passos

Um bom comunicador não deixa espaço para ambiguidades e garante que todas as ideias e tarefas são bem delineadas. Assim sendo, para o seu pitch, experimente clarificar não só os passos seguintes, como também as deadlines.

É um facto que a comunicação está fortemente relacionada com a relação entre o emissor e o recetor, funcionando, muitas vezes, como uma negociação. Assim, tendo em consideração estas dicas, poderá desenvolver as suas habilidades discursivas e destacar-se ainda mais quando estiver a apresentar o seu pitch!