
Com as alterações climáticas a ameaçarem a existência da sociedade e dos nossos ecossistemas, é altura de começar a contribuir para a proteção e recuperação do meio ambiente. Foi com este objetivo em mente que a Organização das Nações Unidas (ONU) abriu as inscrições para o maior Prémio ambiental destinado a jovens empreendedores e ambientalistas.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) está a aceitar candidaturas para o Prémio Jovens Campeões da Terra 2020 até ao dia 10 de abril. Por isso, quem estiver interessado e tiver soluções inovadoras ligadas à sustentabilidade poderá concorrer aqui. Os vencedores serão anunciados publicamente em outubro de 2020.
A quem se destina este prémio? A indivíduos, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, grupos ou organizações que tenham contribuído para a proteção ambiental. Contudo, há um aspeto que se deve ter em atenção: cada candidato deve ter, pelo menos, seis meses de experiência a trabalhar no seu projeto.
O Prémio Jovens Campeões da Terra 2020 vai distinguir, no total, sete jovens de cada região global, nomeadamente: África, Europa, América Latina e Caribe, América do Norte, Ásia Ocidental e Ásia e o Pacífico. Cada vencedor terá direito, entre vários outros apoios, a um financiamento inicial para investir nos seus projetos, a um programa de mentoria e a participar em reuniões de alto nível da ONU e num programa empresarial.
Desta forma, espera-se que os vencedores implementem as suas ideias e que sejam embaixadores da causa, divulgando-a sempre que possível. Devem, ao mesmo tempo, fornecer atualizações do progresso dos seus projetos através de blogs e vlogs, que serão partilhados no site da PNUMA.
A avaliação das propostas será feita por um júri composto por personalidades de destaque de diferentes agências da ONU e por organizações internacionais. Os critérios pelos quais estes se regerão serão os seguintes:
- Impacto – Se o projeto resultou em ganhos ambientais profundos ou se demonstrou um potencial significativo;
- Inspiração – Se o candidato criou algo novo;
- Exemplo – Se a história é inspiradora.
Lançado em 2017, o Prémio Jovens Campeões da Terra é uma distinção anual voltada para o futuro, existindo para dar vida às ambições dos jovens ambientalistas. O seu objetivo é celebrar os empreendedores que tenham grandes ideias para proteger ou restaurar o meio ambiente, assim como uma visão para um futuro mais sustentável e um forte histórico de instigar mudanças.
Por sua vez, o PNUMA é a principal voz global das questões ambientais da ONU. Estabelecido em 1972, este é responsável por promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável. Desta forma, alguns dos seus objetivos são a parceria no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e habilitando as nações e os povos a melhorar a sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.