fbpx

Ocean Innovation Challenge procura projetos sustentáveis

Sabia que, das mais de 300 milhões de toneladas de plásticos produzidas globalmente a cada ano, cerca de 4,8 a 12,7 milhões chegam ao oceano, impactando negativamente os organismos e os ecossistemas marinhos? 

Não é novidade para ninguém que os oceanos, os mares e os recursos marinhos estão, atualmente, a enfrentar grandes ameaças. Embora se tenham verificado alguns progressos, muitos dos desafios com os quais este ecossistema se debate, como o aumento da poluição ou a sobrepesca, continuam a piorar.

Foi com base nesta problemática que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento lançou o Ocean Innovation Challenge (OIC), uma call-to-action que visa o cumprimento de metas específicas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14. Assim, o que se pretende é identificar, financiar, aconselhar e orientar abordagens inovadoras, empreendedoras e criativas para a restauração e proteção oceânica e costeira.

Pertencendo a uma série de call-to-action, o primeiro OIC procura soluções para combater o flagelo da poluição oceânica. Neste podem concorrer entidades públicas ou privadas, como o Governo, empresas privadas (incluindo startups), Organizações Não Governamentais, Organizações da Sociedade Civil, instituições académicas e ainda outras organizações intergovernamentais. Os vencedores receberão bolsas de subsídios que variam entre os 50 mil e os 250 mil dólares.

Mas que exemplos de iniciativas podem ser financiadas? Tendo em consideração a temática do OIC, alguns dos tipos de inovações que podem ser consideradas devem incluir lixo marinho, plásticos ou nutrientes. Importa ainda referir que estes projetos podem ser abordagens novas ou a adaptação de outras já existentes a novos contextos/localidades.

No que respeita ao processo de inscrição do primeiro OIC, este está dividido em três etapas:

1ª) De 8 de janeiro a 5 de março de 2020, os candidatos interessados devem apresentar a sua proposta.

2ª) Em abril de 2020, os candidatos aprovados na primeira rodada serão convidados a enviar uma proposta mais detalhada do projeto até 25 de abril de 2020.

3ª) Por fim, os vencedores serão anunciados na 2ª Conferência do Oceano das Nações Unidas, em Lisboa, de 2 a 6 de junho de 2020.

Para mais informações sobre a iniciativa do OIC basta aceder ao seu website.