fbpx

Drogas legais – Novo método português detecta drogas em minutos e com amostras mínimas

Renato Povoas - Managing Partner Educação e Ensino, Saúde e Bem-Estar 2012-06-04

Fonte: Público

Drogas legais, muitas vezes confundidas ou ocultadas com embriaguez provocada pelo álcool, podem agora ser detetadas em minutos e com amostras mínimas, graças a um novo método criado pela Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã.

 O processo está a ser desenvolvido no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) da UBI para detetar piperazinas, comprimidos alucinogénicos vendidos em lojas e na Internet, e a partir deste mês passará a detetar drogas legais baseadas em extratos de plantas.

Vai também passar a ser possível realizar a análise a partir de saliva ou em cadáveres, para além das análises atualmente feitas em urina, explica a investigadora Eugénia Gallardo, orientadora do trabalho de Ivo Moreno e Beatriz Fonseca, alunos de bioquímica.

A facilidade de acesso às drogas e a sua rápida disseminação no espaço europeu incentivaram Ivo Moreno a desenvolver um processo que considera útil e que, no limite, pode salvar vidas. A rapidez dos resultados pode ajudar em situações “de intoxicação, em hospitais, ou pode ajudar outras autoridades, em detenções ou acidentes rodoviários”, exemplifica o aluno.