
A grande maioria das startups funciona com orçamentos bastante limitados, o que faz com que seja muito difícil reservar uma verba para a comunicação, nomeadamente para o Marketing e para a Publicidade.
Contudo, a comunicação é essencial para o sucesso e para a sobrevivência de qualquer startup. Aliás, a pandemia da COVID-19 veio provar que as empresas sem estratégias de Marketing bem delineadas, que permitam a comercialização de produtos e serviços, dificilmente se destacarão no atual mercado competitivo.
Para que não tenha de gastar uma fortuna em comunicação, fique a conhecer, neste artigo, cinco estratégias de Marketing para orçamentos reduzidos que poderão trazer visibilidade e novos clientes para o seu negócio.
1 – Marketing de Conteúdo
Esta é uma estratégia que requer pouco investimento, mas que, se for bem implementada, poderá trazer resultados inacreditáveis. Experimente, por exemplo, criar um site corporativo para partilhar o que está a acontecer na sua startup. Além da publicação regular, é importante que o conteúdo divulgado seja de fácil consumo, como, por exemplo, através de vídeos, infografias ou fotos. Desta forma, ao tornar o conteúdo do seu site mais atrativo, poderá vir a alcançar um tráfego mais elevado, melhorando a reputação da sua startup.
2 – Marketing para Redes Sociais
Milhões de pessoas navegam, todos os dias, nas redes sociais, o que faz com que a presença do seu negócio nestas plataformas seja imprescindível. Portanto, ao criar um bom conteúdo poderá ver a sua comunidade online crescer, algo que é benéfico para qualquer startup.
Facebook, Linkedin, Twitter ou Instagram: são imensas as plataformas digitais a que pode recorrer para atrair o seu público-alvo. Contudo, não se esqueça que bons conteúdos, por si só, não chegam. É importante continuar a fazer os possíveis para fornecer os melhores serviços aos seus clientes.
Nota: Leia este artigo para ficar a conhecer seis dicas que o podem ajudar a fazer uma boa gestão das redes sociais.
3 – Marketing de Guerrilha
Esta é uma estratégia focada na publicidade, sendo bastante criativa, original e pouco convencional. Ao criar uma experiência memorável no consumidor, o Marketing de Guerrilha torna impossível o esquecimento da publicidade. Ao permitir a criação de mensagens divertidas e informativas, esta estratégia leva a que as pessoas continuem a falar sobre os aspetos positivos dos produtos e serviços da sua startup. E isto é algo que poderá contribuir para novas oportunidades de negócios!
4 – Email Marketing
Não, o Email Marketing não está morto! Mas, para atingir bons resultados, é necessário que seja estratégico e criativo na sua elaboração. Procure sempre criar uma lista orgânica com os emails dos seus clientes e envie os seus conteúdos apenas para aqueles que se mostram realmente interessados nos produtos que disponibiliza.
5 – Aplicações Móveis
Uma outra estratégia que pode adotar para aumentar o seu volume de vendas é a criação de uma aplicação móvel. Hoje em dia, as apps são uma grande tendência e é possível criá-las de modo bastante acessível. Porém, certifique-se de que estas funcionam corretamente antes de os seus clientes as começarem a utilizar!
Como pode ver, os bons resultados de Marketing não dependem de grandes orçamentos, mas sim de estratégias sólidas e, acima de tudo, diferenciadoras.