fbpx

Joystick humano da YDreams chega aos cinemas americanos

Renato Povoas - Managing Partner Entretenimento 2011-12-07

Fonte: Expresso Online

Tecnologia made in Portugal torna possível jogo de interação  coletiva, escolhido pela Disney para promover os seus cruzeiros.

A tecnológica portuguesa YDreams, através da sua participada Audience Entertainement lançou recentemente nos Estados  Unidos um jogo de audiência em que os espectadores das salas de cinema são  convidados a escorregar com o Pato Donald por um tobogã.

Recorrendo à plataforma de criação de interações desenvolvida  pela empresa liderada por António Câmara, os espectadores podem controlar com os  braços, durante 90 segundos, os movimentos da simpática personagem da  Disney.

Neste caso concreto, explica Manuel Costa da YDreams, “a  plataforma tecnológica é composta por uma câmara, através da qual são captados  os movimentos da audiência, e um computador onde, numa primeira fase, os frames são comparados dois a dois, e posteriormente é feita uma análise  estatística que permite inferir a quantidade e direção de movimento da  plateia”.

Este jogo interativo faz parte de uma campanha publicitária,  que estará presente durante seis semanas em 22 salas de cinemados EUA, de Nova  Iorque a Los Angeles e passando por Chicago ou Washington, cidades onde a  gigante norte-americana do entretenimento pretende promover os seus  cruzeiros.

Segundo a tecnológica portuguesa do Monte da Caparica, esta  será “a primeira campanha publicitária com um audience game a ser lançada  nos EUA e é também o culminar do trabalho desenvolvido pela Audience  Entertainment e pela YDreams, ao longo dos últimos anos, em tecnologias nas  áreas de realidade aumentada e group motion capture“.