Ivaware, porque nem todos temos que ser especialistas em contabilidade

Renato Povoas - Managing Partner Telecomunicações e Tecnologia 2017-09-12

É, como descreve no site onde se apresenta, “uma aplicação móvel para trabalhadores independentes com regime de IVA simplificado”. E é no Observador, para onde deu uma entrevista, que o seu criador explica que a aplicação Ivaware surgiu de uma necessidade do próprio que, enquanto trabalhador independente, tinha que lidar com contas e mais contas, papéis e formulários, prazos e afins, associados ao pagamento do IVA.

Sem contabilidade organizada, como de resto muitos dos profissionais liberais que trabalham em regime de freelancer, o controlo das despesas e das receitas, assim como do valor do imposto, era feito numa folha de papel, muitas vezes em cima do joelho e dos prazos, que não se compadecem com as dificuldades de quem, não sendo especialista em contabilidade, tem de passar a saber tudo sobre impostos para poder cumprir as suas obrigações.

Foi este o contexto para a criação de uma aplicação, por enquanto disponível apenas para Android, mas que em breve espera chegar ao iOS, onde se podem inserir todas as despesas e saber qual o valor da dedução do IVA correspondente. Entre as suas funcionalidades contam-se a separação das despesas em três categorias, o acesso rápido e fácil a resumos e gráficos, a proteção dos dados armazenados e a possibilidade de exportação dos mesmos para um ficheiro EXCEL, em caso de necessidade. Disponível gratuitamente na versão Business, a ‘app’ é paga na versão Premium (€1,99).

Fontes: Ivaware e Observador