fbpx

Inovação aberta

Inovação Aberta
Msousa Empresas, Startups 2018-05-11

Inovação

A inovação e a inovação aberta é um tema que diz respeito a todos os colaboradores dentro de uma empresa ou organização e acontece diariamente. Quer ao nível das grandes disrupções, sejam elas incrementais ou radicais, ou nas sempre importantes melhorias.

Desafio

O desafio, a ambição, a vontade de querer ir mais além e encontrar soluções para problemas ou necessidades atuais é, muitas das vezes, o que leva à inovação. A sua prática visa obter resultados é certo, mas sabemos também que é necessário experimentar e errar para aprender e fazer melhor.

Percurso

O percurso quase nunca é fácil. Muitas vezes sinuoso, com inúmeros obstáculos, recuos e avanços e algumas frustrações pelo meio. Faz parte do processo e de quem faz da inovação a sua prática diária. O importante é trabalhar muito e acreditar que há sempre espaço para melhorar, independentemente da área e das metas normalmente arrojadas.

Não faça este caminho sozinho. É importante acreditar e reconhecer o valor da partilha do conhecimento e do desenvolvimento conjunto.

Inovação Aberta

A inovação aberta é hoje um tema já muito discutido e cada vez mais praticado.

Rodeie-se com o seu público interno, clientes, fornecedores, parceiros, especialistas em inovação e outros protagonistas que acredite acrescentarem valor à discussão e surgimento de novas ideias. Procure por isso adotar um modelo de gestão da inovação rigoroso, adaptado ao seu negócio e descentralizado.

Independentemente de ter um departamento de gestão da inovação na sua empresa, e até mesmo um comité de inovação, com responsabilidades ao nível da geração e experimentação de novas ideias e soluções, é determinante encontrar parceiros que possam acelerar a inovação.

Com eles irá otimizar os processos de melhoria, criação, desenvolvimento de novos conceitos, produtos, serviços ou processos, aproveitando o potencial criativo de cada um.

Na Improve adotamos diversos modelos e formatos, de acordo com o desafio que nos lançam, mas sempre tendo em perspetiva atingir o patamar da excelência. Como diz o célebre provérbio africano: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado”.