fbpx

Elevator Pitch – Ideias Inovadoras precisam-se

Renato Povoas - Managing Partner Eventos, Startups 2018-02-26

Chama-se “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” e é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, que quer premiar projetos e ideias inovadoras.

Para isso, oferece não só dinheiro, que serve para dar apoio ao arranque destes projetos, mas também formação, essencial para uma ideia que se quer bem-sucedida.

Não é uma estreia, mas a edição deste ano é diferente das anteriores.

São, ao todo, dois os prémios a atribuir, o primeiro no valor de 6.000€, que contempla projetos de base tecnológica e digital em áreas como a indústria 4.0 e e-commerce, cibersegurança e economia de dados europeia, cidades inteligentes e tecnologias de rede, saúde e bem-estar, agricultura inteligente e economia circular, media e cultura digital, sociedade digital e sustentabilidade e a inteligência artificial.

A este junta-se outro, o prémio especial “Democracia Digital”, no valor de 4.000€, que visa destacar projetos de base tecnológica e digital, capazes de promover a capacitação cívica e a participação ativa dos cidadãos na vida democrática.

As candidaturas estão abertas até 25 de março e, entre os dias 6 e 16 também de março, serão realizadas seedcamps, ou seja, sessões compostas por esclarecimento sobre a preparação das candidaturas e formação e mentoria na conceção do modelo de negócio.

A agenda já está definida:

  • 6 de março – Scale Up Porto
  • 7 de março – Startup Braga
  • 8 de março – Instituto Empresarial do Tâmega, em Amarante
  • 14 de março – Universidade de Aveiro
  • 15 de março – Instituto Pedro Nunes, Coimbra
  • 16 de março – Parque de Ciência e Tecnologia, Évora

Depois, caberá ao júri a seleção dos 12 projetos finalistas, que terão acesso a várias ações de formação, nomeadamente ao Bootcamp, onde se pretendem abordar temas de gestão, fundamentais para a capacitação para o empreendedorismo; ao Coaching, que abordará os modelos de negócio e ao Pitch Review, oportunidade para as equipas apresentarem o seu projeto a um júri de feedback, que tem a seu cargo a missão de fazer uma crítica construtiva das apresentações, ajudando a melhorá-las antes das apresentações finais.

Mais informações em www.bolsadoempreendedorismo.pt