fbpx

Ideias inovadoras e amigas do ambiente

Msousa Ambiente, Empresas, Sustentabilidade 2019-07-24

Eleito como um dos principais inimigos do ambiente, o plástico foi o alvo de uma das startups que participaram na edição nacional de 2019 do concurso ClimateLaunchpad, uma iniciativa do UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto) e da LIPOR (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto).

Foi de olhos postos na sua eliminação que a Micro Catch desenvolveu um filtro capaz de remover os microplásticos da água usada nas lavagens da máquina de lavar. 

De fácil funcionamento e capaz de dispensar a ajuda de um canalizador para a sua instalação, este filtro pretende reduzir a produção e introdução de microplásticos no ambiente através da lavagem da roupa, uma das muitas atividades responsáveis pela criação destes detritos.

A concurso estiveram muitas ideias, que em comum tinham a defesa ambiental, mas apenas duas se podiam sagrar vencedoras.

À Micro Catch juntou-se a URBiome, ambas com um prémio de 1000€ em formação na Ordem dos Engenheiros do Porto e várias horas gratuitas de serviços jurídicos numa empresa de advogados, assim como um lugar na final internacional em Amesterdão, em representação de Portugal, concorrendo com mais de 100 projetos de 55 países.

Com a oferta de um serviço que promete revolucionar a procura de casa, a URBiome oferece, através de um sistema geográfico construído em várias camadas, a possibilidade de o comprador fazer a pesquisa recorrendo a uma grande variedade de critérios.

Desde as hipóteses mais simples, como a área da casa, preço e localização, passando por critérios mais inovadores, como a vegetação presente no local ou a emissão de CO2.