
A Homeit é uma startup portuguesa criada em 2015 e que tem vindo a desenvolver várias aplicações tecnológicas, com o objetivo de controlar a abertura de portas à distância.
Atualmente presente em 13 países europeus, bem como em Moçambique e no Brasil, esta startup tem já instaladas mais de 1300 fechaduras inteligentes, esperando continuar a aumentar este número nos próximos anos.
Tal como muitas inovações, a ideia de criar a Homeit surgiu da necessidade de ter um sistema fiável e seguro, que pudesse controlar as portas remotamente.
Tudo começou quando um dos fundadores da empresa, André Roque, decidiu arrendar uma casa em Lisboa, em regime de alojamento local.
O que parecia uma ideia lucrativa, rapidamente se tornou um pesadelo, pois o processo de check-in era complicado. Como os hóspedes chegavam às mais diversas horas, nem sempre era possível ter alguém disponível para fazer a entrega das chaves.
Por isso, experimentou esconder as chaves em pontos estratégicos da cidade, mas em muitos casos, estas acabavam extraviadas. Para resolver esta questão decidiu instalar uma smart lock. No entanto, esta não tinha capacidade para abrir a porta da rua do prédio.
Foi desta forma que André Roque teve a ideia de criar o sistema que hoje conhecemos como Homeit. Para isso, regressou a Portugal e juntou-se a Pedro Mendes e Carlos Silva, ambos engenheiros, e a Pedro Viana, que trabalhava para o Google Maps, para começar a desenvolver a esta ideia inovadora.
Foi deste trabalho conjunto que surgiu a HomeitBox, um equipamento que permite gerir abertura das portas de forma remota e autónoma. No caso da porta da rua é só ligar esta box ao intercomunicador, para que esta possa abrir sem uma chave.
Já no caso da porta de casa, é necessário instalar um dispositivo que permita abrir a mesma remotamente, como o Nuki Smart Lock. Depois, é só configurar o acesso e já está pronto a usar.
Este sistema permite ainda controlar à distância um número infinito de portas e, para além da tradicional chave, o acesso ao espaço pode ser feito de forma remota (através de um dispositivo o proprietário pode abrir a porta).
É também possível gerar um código pin, que permite configurar a sua validade, podendo expirar automaticamente com o fim da visita. Este código pode ser utilizado através de uma APP ou através de um envio de uma mensagem de texto.
Há também a possibilidade de instalar um teclado no lado exterior da porta, sendo depois só necessário marcar o pin fornecido previamente.