fbpx

Explore & Hunt vencedora da Tourism Innovation Competition

Renato Povoas - Managing Partner Startups 2017-03-29

A Explore & Hunt é a vencedora da segunda edição da Tourism Innovation Competition. A competição internacional de ideias inovadoras, promovida pelo Turismo de Portugal e The Lisbon MBA, premiou a solução digital criada por Eduardo Covelinhas. Esta aplicação foi considerada a ideia com mais potencial para melhorar a experiência de visita a monumentos e museus e atrair novos visitantes. Vai receber um financiamento, até 100 mil euros, da sociedade de capital de risco pública Portugal Ventures, para ser implementada em Portugal.

A aplicação tem um conjunto de jogos que permitem aos utilizadores explorar e descobrir cidades, monumentos e museus através de desafios. Funciona como uma caça ao tesouro onde, cada vez que as pessoas superam uma etapa, vão aprendendo curiosidades sobre as atrações turísticas.

A Explore & Hunt, foi escolhida entre 60 candidaturas de vários países, e já foi testada em Belém com mais de 50 equipas, envolvendo mais de 200 pessoas.

Além da Explore & Hunt estavam a concurso outros dois finalistas. City Check e Portugal Tourist’s.

A City Check é uma app que permite aos utilizadores participar em jogos enquanto estão a visitar uma cidade. Enquanto os turistas andam, o gps deteta a sua localização e a app dispara jogos relacionados com o ponto de interesse que estão a visitar, tal como jogos de pergunta-resposta, de imagens, de memória ou puzzles.

A Portugal Tourist’s virtual assistant funciona como um assistente virtual e chat dentro do Messenger do Facebook do Visit Portugal. A ideia foi desenvolvida pela Visor.ai, uma startup portuguesa especializada em soluções para assistentes virtuais. Esta app reconhece fotos tiradas a pontos de interesse, monumentos e pinturas e disponibiliza informação para interagir com os locais. Os dois finalistas receberam um prémio de 2.500 euros cada.

Fonte: Observador