
O Empreendedorismo é um processo cheio de desafios e, muitas vezes, exaustivo. Por isso, são vários os empreendedores que, em algum momento das suas vidas, podem ter de lidar com o burnout, stress e a exaustão emocional, atingindo assim o seu ponto de rutura.
O burnout é uma sensação de sobrecarga e desgaste, bem como de descontentamento e desmotivação com o trabalho. Desta forma, embora seja de evolução lenta e gradual, os empreendedores passam a ver os seus projetos como penosos e dolorosos, perdendo toda a sua paixão pelo Empreendedorismo.
Posto isto, é certo que nenhum empreendedor se quer encontrar nesta posição. E, por isso, é importante estar atento aos sinais!
Como identificar os sintomas?
O stress, o nervosismo e a ansiedade não são somente sintomas de burnout. Assim, para identificar os sinais de burnout atempadamente, tenha em atenção os seguintes indícios:
- Problemas comportamentais e sociais – Mudanças de humor, agressividade, isolamento, relações com menor envolvimento e empatia.
- Problemas emocionais e cognitivos – Tristeza, frustração, sensação de falta de recompensa, problemas de concentração e atenção e menor criatividade.
- Problemas físicos – Sensação de falta de ar, enxaquecas, fadiga profunda, insónias, perda de apetite e até mesmo fragilização da resposta imunitária.
- Problemas laborais – Atrasos, maior número de erros no trabalho, vontade de desistir, menor produtividade e eficácia profissional.
Como resolver o problema?
Não existe uma fórmula universal que resolva o burnout. Porém, tirar um tempo para si fora do escritório e pensar naquilo que lhe provoca esta sensação pode ser uma boa opção. Além disso, converse com um médico especialista e com amigos e pergunte-se a si mesmo como é que pode mudar o seu ambiente e a sua abordagem de trabalho, de forma a aliviar o stress.