fbpx

Dicas de sobrevivência para as startups no pós-COVID-19

Improve Empresas, Startups 2020-08-13

Independentemente do seu tamanho, todas as empresas foram afetadas pelo ambiente económico incerto que a COVID-19 originou. E, por isso, tendo em consideração os desafios que as startups e Pequenas e Médias Empresas já enfrentavam diariamente, a sobrevivência destas empresas passou a ser o seu principal foco.

Mas, em tempos de pandemia, que medidas podem ser adotadas para manter o seu negócio controlado? Conheça, neste artigo, algumas dicas que podem ajudar startups e empreendedores a superar os desafios impostos pela crise de COVID-19.

Adote uma nova mentalidade de negócio

Sim, as receitas que um negócio gera são extremamente importantes, mas não são tudo. Por exemplo, o ato de trocar um serviço ou produto por outro, sem o envolvimento de transações monetárias, é uma tática que, além de ser popular no ambiente empresarial, ganhou um novo peso com a pandemia. Apesar de não ser uma substituição do dinheiro, a realização de permutas é uma boa opção para complementar os negócios em tempos difíceis, podendo até valorizar, por exemplo, os recursos humanos da sua empresa.

Continue em busca de novos clientes e novos leads

Tenha em mente que nunca há um momento errado para continuar à procura de novos clientes e novos leads. Porquê? Porque leads geram vendas e estas geram receitas, o que permite a sobrevivência de qualquer negócio! Assim, para se destacar da sua concorrência, identifique o seu mercado e desenvolva uma persona do seu cliente ideal, determinando também qual será a abordagem de Marketing a utilizar.

Aperfeiçoe as suas habilidades de vendas

Seja um produto, um serviço ou uma ideia de negócio para investidores ou potenciais clientes, nunca se esqueça de que saber vender é crucial. Por isso, se não tem ninguém na sua equipa com excelentes capacidades de vendas, procure você mesmo aprendê-las. Afinal de contas, esta é uma habilidade indispensável para qualquer empreendedor. Desta forma, aprenda sobre todas as áreas do seu negócio, uma vez que tal o vai ajudar a dominar os seus pitchs de vendas.

Invista tempo nas pesquisas de mercado

Para se destacar dos seus concorrentes e criar soluções inovadoras, é fundamental entender o mercado em que se insere. Por isso, se tem alguma ideia de negócio ou se pretende fundar uma startup, certifique-se de que faz uma pesquisa de mercado aprofundada, recolhendo todos os dados necessários para a criação de uma estratégia de negócio eficiente.

Estas são apenas algumas dicas que, no período pós-COVID-19, podem ajudar startups e empreendedores a manter o seu negócio. Contudo, a resiliência e a capacidade de adaptação são competências cruciais para lidar com o futuro desconhecido que se avizinha!