fbpx

Da Sobrevivência ao Sucesso: 4 Dicas para Recuperar o seu Negócio

Caraterizada pela incerteza e pela necessidade de adaptação, a pandemia de COVID-19 mudou o mundo. Porém, apesar dos tempos de crise e do negativismo, os empreendedores resilientes conseguiram manter a sua criatividade e inovação.

Há sempre forma de contornar uma crise, uma vez que esta é a altura em que os empreendedores se veem forçados a encontrar novas soluções para os seus problemas. Conheça, neste artigo, quatro conselhos que deve seguir para garantir o sucesso da sua startup no pós-COVID-19.

1 – Repense a sua Estratégia de Negócio

Se o seu objetivo é fortalecer o seu negócio, de acordo com McKinsey, a estratégia de “Rapid Revenue Recovery” é algo que não deve dispensar. Isto porque, durante e após a pandemia, será necessário pensar a longo prazo e posicionar-se face à concorrência. 

Assim, é importante agir rapidamente, repensar o seu modelo operacional, focando-se mais na parte humana da organização, e aprimorar e expandir os canais digitais. Além disso, é ainda necessário estudar o comportamento do consumidor no período de pós-COVID-19, desenvolvendo serviços personalizados, e ter a capacidade de inovação e adaptação.

2 – Reavalie a sua Equipa e Processos de Trabalho

Reserve algum tempo para estudar o modo de como é que a sua equipa trabalha. Será que os seus colaboradores são mais produtivos se trabalharem remotamente? Ou, por outro lado, será que trabalham melhor em ambiente de escritório, mesmo que seja em horário desfasado?

Além disso, analise também, por exemplo, os gastos desnecessários ou algumas ineficiências da sua organização. Isto porque só com uma análise cuidada é que conseguirá conhecer a fundo o seu negócio e, posteriormente, inová-lo.

3 – Procure Apoios Financeiros

Quer esteja com dificuldade em pagar as suas contas ou pretenda expandir os seus negócios, candidate-se a apoios e ajudas monetárias. Estas opções de financiamento são bastante importantes para qualquer startup, uma vez que lhe permitem investir no seu desenvolvimento. Por exemplo, em Portugal, pode contar com o apoio da Startup Portugal.

4 – Seja Proativo

Usualmente, os empreendedores são pessoas bastante ocupadas. Mas procure dedicar algumas horas do seu dia a refletir sobre o futuro da sua empresa ou startup. Será que necessita de atualizar o seu Plano de Negócios? Será que deve expandir a sua presença no Digital? É preciso apostar na formação da sua equipa? 

Desta forma, faça uma reflexão profunda sobre o seu negócio com a devida antecedência. Assim, além de conseguir colocar o seu negócio numa posição privilegiada em relação aos seus concorrentes, poderá ainda aproveitar todas oportunidades que possam surgir.