
As startups e as Pequenas e Médias Empresas especializadas em dados têm, muitas vezes, de enfrentar determinadas barreiras existentes nos mercados. Foi com o objetivo de colmatar esta dificuldade que o Data Market Services, um consórcio europeu constituído por diversas empresas ligadas ao setor da tecnologia de dados, decidiu abrir 50 vagas para a segunda “call” do seu programa de aceleração.
Ter uma startup especializada em dados e fazer parte da União Europeia são os únicos requisitos que os interessados precisam de reunir para se inscreverem neste programa. Para tal, as candidaturas podem ser submetidas, neste site, até ao próximo dia 31 de maio.
Sendo financiado pelo Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia, o objetivo do Data Market Services é disponibilizar uma série de serviços gratuitos, com os quais os participantes possam melhorar as suas habilidades e posicionar-se no mercado europeu.
Para tal, durante seis meses, as startups terão acesso a seminários online sobre diferentes temas, como investimentos e proteção de dados, sessões de mentoria e de coaching com especialistas e programas de mobilidade. Além disso, terão ainda direito à participação em eventos, como bootcamps e workshops, e a matchmakings com investidores.
Importa ainda referir que as startups que participem nesta segunda “call” do programa de aceleração do Data Market Services vão poder ter contacto com outros parceiros do consórcio, como é o caso da portuguesa Bright Pixel. Este é um fator relevante a destacar, uma vez que a contribuição do know-how destes parceiros será uma mais-valia para os participantes.
Já na edição de 2019, todas as startups selecionadas tiveram acesso a estes serviços disponibilizados pelo Data Market Services, tendo contado também com a oportunidade de participar numa grande variedade de eventos na Europa. Desde o seu início, em janeiro do ano passado, este consórcio europeu apoiou, até ao momento, 50 startups e Pequenas e Médias Empresas.