fbpx

Concurso internacional quer acelerar o desenvolvimento rural através do Turismo

Apesar do impacto da COVID-19 no setor do Turismo, tem-se registado um interesse crescente em experiências únicas e autênticas, nas quais se inclui o Turismo de Natureza. Nesse sentido, a Organização Mundial do Turismo lançou um concurso internacional para ajudar as comunidades rurais a aproveitar as oportunidades económicas e sociais que vão surgir, nos próximos meses, com a retoma do Turismo.

Além de apoiar empreendedores e startups que promovam os destinos rurais através da inovação e da transformação digital, o The Global Rural Tourism Startup Competition tem também outros objetivos. Estes passam por apoiar o Turismo Rural como uma ferramenta essencial para combater o despovoamento, promover a inclusão e reduzir as desigualdades no que concerne ao rendimento e desenvolvimento regional.

Posto isto, os interessados deverão candidatar-se a uma das seguintes categorias:

  • Pessoas – Não deixar ninguém para trás: projetos que incentivem a criação de empregos e oportunidades, promovam a capacitação de género e dos jovens e criem oportunidades para grupos vulneráveis em áreas rurais;
  • Planeta: reconstruir projetos relacionados com a promoção e proteção dos recursos naturais, incluindo a abordagem do impacto do Turismo nas alterações climáticas, bem como no consumo de resíduos e recursos;
  • Prosperidade: oportunidades de crescimento para startups que ofereçam soluções inovadoras por meio de novos modelos de negócios e instrumentos que promovam o acesso a financiamento, mercados e marketing para o Turismo em áreas rurais;
  • Propulsão de Tecnologia Rural: implementação de novas tecnologias para promover o Turismo e o desenvolvimento em áreas rurais.

Ficou interessado em participar? Então saiba que se pode inscrever aqui até ao próximo dia 1 de julho, sendo que os finalistas serão anunciados a 15 de agosto. Por fim, em outubro, os vencedores serão convidados a participar na Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo, que será realizada em Marrakesh, Marrocos.

Importa referir que os benefícios do The Global Rural Tourism Startup Competition incluem o acesso a mentoria por parte da Organização Mundial do Turismo e dos principais parceiros, apoio personalizado para cada startup e oportunidades de investimento. Além disso, os participantes vão poder fazer parte da Rede de Inovação da Organização Mundial do Turismo e da Iniciativa Piloto das Melhores Aldeias de Turismo, podendo ainda ganhar uma bolsa de estudos para a Tourism Online Academy.