fbpx

Concurso internacional de tecnologia espacial abre candidaturas

Galileo Masters Concurso

Apesar de diversos países europeus, entre os quais Portugal, estarem a começar a aliviar as medidas de confinamento, a verdade é que a batalha contra o novo coronavírus continua. Perante esta situação, sabia que a tecnologia espacial pode ter um papel crucial, sendo capaz de monitorizar e reduzir a COVID-19?

Desta forma, a competição internacional Galileo Masters decidiu premiar produtos e serviços inovadores que utilizem dados do Galileo, o sistema de navegação por satélite da União Europeia, ao serviço da Terra. Assim, os participantes podem submeter projetos que queiram combater, por exemplo, o surto da COVID-19. As candidaturas podem ser realizadas aqui até ao dia 30 de junho.

Quem está convidado a participar neste concurso? Empresas, investigadores, empreendedores ou estudantes que, através dos dados de navegação do Galileo, forneçam novas ideias para dar resposta aos atuais desafios económicos e sociais. Áreas como a saúde, transportes, ambiente, gestão de tráfego ou turismo são algumas das que se enquadram nesta competição.

No que respeita à timeline do Galileo Masters, importa referir que a fase da avaliação das candidaturas será entre julho e setembro, seguindo-se a divulgação dos finalistas entre outubro em novembro. Por fim, em dezembro de 2020, será realizada a cerimónia de entrega de prémios. 

Além das recompensas monetárias, os vencedores vão também beneficiar de um ecossistema espacial global, usufruindo de uma assistência personalizada para o desenvolvimento dos seus conceitos de negócio, levando-os ao mercado. Assim, para promover a transformação de grandes modelos de negócios em soluções comercialmente viáveis, o Galileo Masters é ainda complementado com um programa de incubação co-financiado pela Comissão Europeia. 

Enquanto parceiro regional da competição, o Instituto Pedro Nunes, em comunicado, anunciou que irá desafiar as empresas portuguesas a participar, estando disponível para prestar aconselhamento aos interessados.

Criado em 2004, o Galileo Masters é um concurso que representa uma rede de inovação e conhecimento com mais de 140 parceiros globais, mais de 13.000 participantes e um painel de 200 especialistas designados para a avaliação das candidaturas. Esta é uma iniciativa que tem como parceiros a Comissão Europeia, o Centro Aeroespacial Alemão e o Ministério de Economia, Meios de Comunicação, Energia e Tecnologia do Estado da Baviera.