fbpx

Como ser um bom líder de equipa? Estas dicas podem ajudá-lo!

Improve Empresas, Startups 2020-07-16

Ao contrário do que muitos pensam, saber gerir um negócio não é sinónimo de ser um bom líder de equipa. Por isso, saiba que a qualidade da liderança está associada a um determinado conjunto de caraterísticas e competências e não necessariamente a um cargo executivo.

Ser líder é muito mais do que coordenar pessoas e delegar tarefas! É motivar e apoiar a equipa nos momentos mais difíceis, ser resiliente e responsável, acreditar no trabalho de todos e, claro, saber relacionar-se e comunicar com o grupo.

Assim sendo, como é que pode desenvolver as suas competências de liderança? Conheça, neste artigo, algumas dicas que o podem ajudar!

1 – Transmita motivação e confiança

É importante que, enquanto líder, seja visto como um forte apoio por todo o grupo. Assim, procure motivar diariamente as pessoas que trabalham consigo, elogiando os seus bons resultados ou tarefas bem cumpridas. Caso necessite de fazer uma crítica a alguém, faça-o somente em privado. Também a confiança é essencial. Por isso, dê sempre o exemplo e consulte os membros da equipa antes de tomar uma decisão importante que envolva interesses comuns. 

2 – Procure ter uma boa relação com todos

Uma relação saudável entre o líder e os membros do grupo é crucial para o desempenho das suas funções, o que irá contribuir para um bom ambiente de trabalho e, consequentemente, para o alcance de resultados positivos. Desta forma, um bom líder intervém sempre de forma justa e ponderada e procura estar disponível para esclarecer todas as questões que possam surgir. Contudo, tenha em consideração que os bons relacionamentos se constroem progressivamente e com base na confiança. Por isso, não se apresse!

3 – Estabeleça um conjunto de regras a seguir

Um bom líder está sempre focado na concretização dos resultados, não existindo nada mais frustrante do que uma equipa que não trabalha bem em conjunto e que apresenta uma produtividade bastante inferior. Por isso, o líder deve definir objetivos a cumprir e inspirar constantemente o grupo, procurando conseguir a cooperação de todos.

4 – Partilhe as tarefas e responsabilidades

Todos os membros da equipa devem sentir-se úteis. Assim, para aumentar o seu compromisso com as tarefas, procure atribuir-lhes novas responsabilidades. Por exemplo, incentive-os a assumir o controlo de alguns assuntos, dando-lhes a oportunidade de mostrar as suas competências. Porém, quando fizer esta distribuição de tarefas, tenha sempre em consideração os gostos, interesses e aptidões pessoais de cada um!

Concluindo, lembre-se sempre de que ser um bom líder de equipa é muito mais do que ser um bom profissional. É conquistar o respeito de todos, acreditar nas potencialidades de cada um e confiar no grupo!