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Como o Storytelling Pode Contribuir para o Sucesso do seu Negócio

O storytelling é a arte de contar uma ou várias histórias de forma apelativa, utilizando determinadas técnicas e recursos para transmitir a mensagem. E, apesar de ser bastante importante no Marketing Digital, muitas startups, nos seus estágios iniciais, acabam por não valorizar esta ferramenta.

Saiba que, além de contribuir para o destaque da startup, o storytelling, caso seja implementado estrategicamente, pode ainda converter os seus objetivos de negócio em contratos? Por isso, conheça, neste artigo, cinco dicas úteis para desenvolver um storytelling eficaz e de sucesso.

1 – HUMANIZE O SEU NEGÓCIO

Apesar da crescente importância da Tecnologia e do Digital, as relações humanas genuínas continuam a ser extremamente importantes. Desta forma, partilhe com os seus clientes e potenciais clientes aquilo que o levou a começar o seu negócio, o porquê de acreditar no seu projeto e, acima de tudo, a diferença que pode fazer no mundo.

Lembre-se que o seu público-alvo não quer interagir com uma máquina. Assim, com um bom storytelling, vai conseguir humanizar a sua marca e promover uma relação mais próxima com os seus clientes, fidelizando-os.

2 – CONSTRUA UMA NARRATIVA AUTÊNTICA

Após a apresentação ao público é crucial construir uma narrativa. Mas como? Ao identificar todos os fatores que atraem os seus clientes, bem como as suas necessidades e aspirações.

Pense nisto como um trabalho de equipa! Ao envolver o seu público-alvo no storytelling estará a construir e/ou a fortalecer uma relação de autenticidade e confiança, ao mesmo tempo que encontra as respostas para todas as suas questões.

3 – MANTENHA A MENSAGEM SIMPLES E CLARA

Se for usado com sabedoria, o storytelling pode aumentar o reconhecimento do seu negócio e, consequentemente, o valor dos seus produtos ou serviços. Sabia que a capacidade de cativar clientes e potenciais clientes, somente através de uma boa história, é uma das habilidades mais importantes para um empreendedor?

Assim sendo, para que consiga gerar conexões, e caso não se sinta confortável com a escrita, certifique-se de que um elemento da sua equipa é excelente em Marketing de Conteúdo. Além disso, evite comunicar detalhes específicos e jargões técnicos, concentrando-se apenas na sua mensagem principal.

Lembre-se: o objetivo do storytelling não é fornecer todos os pormenores técnicos da sua startup!

4 – ALINHE A SUA HISTÓRIA EM TODOS OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Até pode ter uma boa história para partilhar. Porém, se não utilizar o canal de comunicação correto, a sua mensagem não vai ter visibilidade. Por isso, não se esqueça de que é crucial alinhar a sua estratégia de comunicação com os canais a utilizar. Execute, então, as suas campanhas nas várias plataformas, tanto online como offline, para construir uma marca consistente.

Além disso, certifique-se também que todos os membros da sua equipa sabem exatamente quais são as principais mensagens a transmitir, assim como o posicionamento da marca.

5 – NÃO DEIXE O STORYTELLING PARA O FIM

Conforme referido anteriormente, as startups erram em negligenciar o importante papel do storytelling, concentrando-se apenas no desenvolvimento dos seus produtos ou serviços. Mas o storytelling é essencial para qualquer negócio, independentemente da etapa em que se encontre!

Portanto, mesmo que ainda não tenha finalizado o seu projeto e tenha somente uma demonstração, aproveite e comunique. Por exemplo, faça entrevistas, grave vídeos ou comece um podcast para ajudar a sua audiência a entender a sua ideia. Além disso, lembre-se que esta é também uma excelente forma de obter o tão necessário feedback!