fbpx

Inovar na sua empresa

Resolvemos problemas através da inovação.
Renato Povoas - Managing Partner Empresas, Startups 2018-04-19

Inovar na sua Empresa: um processo estruturado 

Muito se fala hoje de empreendedorismo. Com a crise económica e financeira nos últimos anos e o crescimento do digital, muitos foram os novos negócios surgidos entretanto pela mão de empreendedores que pretendiam sempre inovar.

Independentemente da sua área de formação ou do setor onde investem profissionalmente, o que todos os empreendedores de sucesso têm em comum é a prática sistémica da inovação.

Existem muitas definições ou interpretações do que é a inovação. Eu defendo, por exemplo, que se trata de uma função do empreendedorismo, quer seja numa empresa existente, numa organização de serviço público ou um qualquer novo negócio criado por um cidadão comum.

O que têm em comum é sempre a criação de valor.

Mas como surge a inovação?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a inovação não surge normalmente através de gestos ou atos individuais de genialidade. Ela acontece através de processos estruturados compostos por várias etapas que estão estudadas e devem ser seguidas para aumentar a probabilidade de sucesso. Segundo Peter Drucker são quatro as principais fontes de inovação numa empresa ou organização: ocorrências inesperadas, incongruências, necessidades de processo e alterações na indústria e mercado. Existem depois ainda três fontes externas adicionais: mudanças demográficas, mudanças de perceção e novo conhecimento.

Para ser verdadeiramente eficaz e valiosa, uma inovação deve ser simples e focada em algo concreto. Caso contrário causará confusão e uma falsa perceção no público a que se destina. O grau e sucesso da inovação ninguém pode antecipar até ser testada no mercado. Mas toda e qualquer inovação deve ter a ambição de ser uma referência ou agitar o setor onde atua.

A inovação é por isso muito mais trabalho do que simples criatividade ou talento. Para acontecer ela necessita de conhecimento, metodologias e processos estruturados de gestão. E claro muita perseverança, coragem e ousadia.