fbpx

Como é que um empreendedor pode evitar o síndrome de burnout?

Exaustão, negativismo, falta de motivação e baixa produtividade são alguns dos sintomas de burnout. E, dada a sua elevada responsabilidade e exigência profissional, bem como o maior envolvimento emocional, é importante que os empreendedores estejam atentos a todos os sinais deste distúrbio.

Contudo, sabia que existem algumas dicas que o podem ajudar a evitar o síndrome de burnout? Conheça algumas neste artigo!

  • Planeie um cronograma 

Estabelecer um cronograma é essencial para o ajudar a ser consistente nas suas tarefas. Por exemplo, planeie detalhadamente o que vai fazer a cada hora do seu dia, bem como a altura na qual deve simplesmente descansar. Assim, ao ser diligente no planeamento das suas atividades, conseguirá aumentar a sua produtividade sem comprometer o seu bem-estar.

  • Seja disciplinado

Esta é uma dica que está intimamente relacionada com a anterior. É importante que dedique toda a sua energia ao seu projeto, mas também é necessário que estabeleça uma barreira entre a sua vida profissional e pessoal. Por isso, foque-se nas suas metas e objetivos, cumpra o horário que estabeleceu para determinada tarefa e não se esqueça de que a consistência é a chave para o sucesso.

  • Entenda a sua motivação

Ser empreendedor é algo que exige muito sacrifício, dedicação e uma boa gestão de prioridades. Assim, o lucro não deve ser a sua ambição, mas sim a paixão que tem pelo negócio que está a criar. Por isso, entender a razão que o motiva diariamente, para fazer mais e melhor, vai ajudá-lo a lidar com o stress e a enfrentar os problemas e desafios com outra disposição.

  • Descanse

Apesar de parecer óbvio, existem muitos empreendedores e empresários que descuram neste aspeto! Sim, por vezes as 24 horas de um dia não são suficientes para cumprir todos os prazos e tarefas que tem em mente. Mas se não tirar um tempo para si e para descansar, vai colapsar. Por isso, coloque sempre a sua saúde em primeiro lugar e lembre-se que se não estiver forte e saudável, tanto a nível físico como psicológico, o seu negócio também não irá triunfar.

O empreendedorismo não é para todos e acarreta muitas dificuldades, nomeadamente ao nível emocional. Por isso, siga estas dicas e tente lidar com a pressão da melhor forma, de modo a evitar o burnout.