
Nem sempre a ida ao supermercado é uma tarefa fácil. Afinal, muitas são as vezes em que as filas para pagar são intermináveis e nem as caixas rápidas são capazes de acelerar o processo.
Foi com o objetivo de eliminar este tempo de espera que Joana Rafael, Vasco Portugal e Paulo Carreira criaram a startup Sensei, em 2017.
Neste supermercado do futuro, o processo começa na entrada. O cliente tem de dar entrada na loja através de um sistema de identificação (que pode ser um cartão de fidelização ou uma aplicação com um QR Code) antes de dar início às suas compras.
Depois, é só colocar todos os produtos que necessita dentro do seu carrinho de compras e, quando tiver acabado, é só sair da loja.
O valor das suas compras será automaticamente debitado no método de pagamento que previamente escolheu, seja um cartão de crédito ou outro sistema permitido pela loja.
Esta nova maneira de fazer compras no supermercado só é possível devido à utilização de uma rede de câmaras que, através da inteligência artificial, é capaz de processar todas as imagens que recolhe dentro da loja e transformá-la em dados, um processo similar ao que é usado pelos carros autónomos.
Ao captar em vídeo todos os movimentos que cada cliente realiza dentro da loja, o sistema consegue identificar, em tempo real, quais os produtos que o cliente coloca dentro do seu carrinho.
E caso retire algum produto, o sistema é também capaz de reconhecer esta mesma ação, não cobrando ao cliente pelo produto em causa.
Considerada pela revista Wired, do Reino Unido, como uma das startup portuguesas mais relevantes, a Sensei tem também contado com o apoio de três empresas europeias na área do retalho para o desenvolvimento deste sistema, que espera brevemente implementar em lojas físicas.