
Incerteza, medo e ansiedade são alguns dos sentimentos avassaladores provocados pela COVID-19, uma pandemia que chegou sem avisar e que transformou, por completo, a realidade a que estávamos habituados.
Contudo, apesar de o mundo estar a regressar gradualmente à “normalidade”, a verdade é que o número de desempregados, assim como o de negócios a declarar falência, continua a aumentar, fazendo com que muitos CEO’s e líderes tenham de tomar difíceis decisões para tentar reduzir o impacto do novo coronavírus nas suas empresas.
Por isso, para que o seu negócio consiga ultrapassar esta inesperada crise, reunimos, neste artigo, cinco dicas que o podem ajudar!
1 – CONTINUE A APOSTAR NO MARKETING
Sim, em tempos de crise, é necessário diminuir os gastos. Mas, na maioria das vezes, quem vê o seu orçamento reduzido é a área do Marketing e da Comunicação, algo que pode ser prejudicial para o seu negócio. Porquê? Porque os canais de Marketing são fundamentais para se relacionar com os seus clientes, expandir o seu negócio e gerar novos leads. Experimente, por exemplo, recorrer a estratégias de Marketing para orçamentos reduzidos ou aumentar a sua presença nas redes sociais.
2 – INVISTA NOS SEUS COLABORADORES
Seja compreensivo e mostre aos seus funcionários o quão agradecido está por contar com uma equipa que, apesar das dificuldades, nunca deixou de dar o seu melhor para manter o negócio a funcionar. Assim, procure investir nos seus colaboradores, impondo, por exemplo, novas políticas de trabalho que garantam a sua segurança e bem-estar. Enquanto se encontram em regime de teletrabalho, certifique-se também de que todos dispõem das ferramentas necessárias para realizar as suas funções em pleno.
3 – ADAPTE-SE À NOVA REALIDADE
Além de transformar todos os negócios, fazendo-os adaptar-se às novas circunstâncias através de métodos mais ágeis e inovadores, o surto da COVID-19 também alterou a essência das empresas. Ou seja, agora, em vez de se concentrarem apenas na venda e no lucro, estas tornaram-se mais altruístas e procuram ajudar quem mais precisa. Portanto, se quiser assegurar a sua importância no mercado em que se insere, procure criar soluções que respondam aos problemas dos seus clientes.
4 – ASSEGURE A INOVAÇÃO
As crises económicas permitem aos empreendedores criar novos produtos e serviços que respondam às necessidades de mercado existentes. Por isso, aproveite esta altura para conversar com os seus clientes e para identificar os pontos fracos do seu negócio. Pense, de modo diferente, sobre aquilo que tem para oferecer, para que, no futuro, consiga desenvolver soluções mais úteis.
5 – REPENSE A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
Assegure-se de que está a par da mudança das necessidades dos seus clientes, disponibilizando sempre um tratamento personalizado e próximo. Esta crise não está a ser fácil para ninguém e se tiver clientes que sejam donos de pequenos negócios mostre, por exemplo, mais empatia e compreensão quando entrar em contacto com estes. Independentemente das ações que decidir adotar para se relacionar com os seus clientes, tenha em consideração o impacto que tal pode ter no vosso relacionamento e se contribui, de modo positivo e benéfico, para a experiência do cliente.
Felizmente, esta pandemia não durará para sempre. Contudo, se há algo que os CEO’s e os empreendedores podem aprender com este vírus é que a capacidade de inovação e de adaptação são essenciais para uma melhor experiência do cliente, para a comercialização de produtos e serviços e, consequentemente, para a sobrevivência de qualquer negócio.